Paris realiza cerimônia de abertura das Paralimpíadas em uma das avenidas mais famosas do mundo

O Brasil tem a segunda maior delegação dos Jogos Paralímpicos, com 280 atletas – atrás apenas da China. Paris realiza a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de 2014
Paris realizou nesta quarta-feira (28) a cerimônia de abertura das Paralimpíadas.
O pôr do sol trouxe a cor da medalha de ouro para a primeira cerimônia de abertura da história das Paralimpíadas fora de um estádio.
Os organizadores montaram uma arena com capacidade para 35 mil pessoas em um símbolo de Paris. A Praça da Concórdia era chamada de Praça da Revolução durante a Revolução Francesa de 1789, que derrubou a monarquia para instaurar a república pela primeira vez na França. Ela está associada a momentos de transformação no país. E é isso que os Jogos Paralímpicos podem significar a partir desta quarta-feira (28).
A parte artística da cerimônia lembrou o quanto ainda existem barreiras para as pessoas com deficiência na sociedade e que a acessibilidade pode ajudar Paris a ser uma cidade mais inclusiva para todos.
As 168 delegações desfilaram pela Champs-Élysées. Parte da avenida mais famosa da França foi preparada para que os atletas passassem com segurança e conforto.
E a do Brasil levou alegria. Gabriel, da natação, e Beth Gomes, do atletismo, dois campeões paralímpicos, foram os porta-bandeiras. De roupa azul e chapéu amarelo, os brasileiros dominaram parte da pista durante o desfile. O Brasil tem a segunda maior delegação das Paralimpíadas de Paris, com 280 atletas – atrás apenas da China.
Como manda o protocolo, a delegação do país-sede foi a última a desfilar. E a música “Champs-Élysées”, de 1969, animou os franceses que desfilavam e também os que acompanhavam nas arquibancadas. A bandeira francesa subiu ao som da Marselhesa, o hino do país, tocado por uma flautista.
Tony Estanguet, presidente do comitê organizador, disse que chegou o momento da revolução paralímpica na França. O brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, disse que os Jogos são uma oportunidade de celebrar o que nos faz diferentes, que há força e beleza nas diferenças, e que a diferença é uma ferramenta poderosa do bem. Em seguida, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou abertos os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Cinco atletas franceses, homens e mulheres, acenderam juntos a pira. Pelos próximos 11 dias, o esporte paralímpico estará em vários pontos de Paris. Como nas Olimpíadas, a cidade vai fazer parte do cenário das competições, e com sucesso de público outra vez. Só nas últimas duas semanas, o comitê vendeu quase 2 milhões de ingressos e poucas modalidades ainda têm bilhetes a disposição.
A cerimônia de abertura mostrou de onde vem esse encantamento: a partir de agora, a inclusão de pessoas com deficiência e o esporte de alto rendimento também farão parte da história de Paris.
LEIA TAMBÉM
Paris se prepara para receber 350 mil visitantes com deficiência nas Paralimpíadas
Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta uniformes da delegação brasileira para as Paralimpíadas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.