‘Perdendo traços de adolescente’ vira trend; entenda por que o nosso rosto muda tanto no início da vida adulta


Imagens de ‘antes e depois’ dominaram as redes sociais durante a semana, e dermatologista explica como o processo de envelhecimento acontece e como evitar. Melody publica vídeo com a trend “perdendo os traços de adolescente”
Reprodução
Publicar fotos da época de adolescência e comparar com imagens da vida adulta é a mais nova tendência que está viralizando nas redes sociais nos últimos dias. Só no TikTok, a trend “traços de adolescente” rendeu mais de um milhão de visualizações para anônimos e famosos como Jade Picon e a cantora Melody, que compartilharam memórias da adolescência ao som do hit “Forever Young”, da banda alemã Alphaville.
Enquanto uma corrente de ‘antes e depois’ dominou a sessão de stories do Instagram, usuários puderam notar algumas características de envelhecimento em comum entre as postagens.
Em entrevista ao g1, a dermatologista Maria Paula Del Nero explica que as mudanças mais acentuadas acontecem, principalmente, por conta de dois fatores.
mudança na estrutura óssea;
e alteração do padrão hormonal
“O nariz começa a crescer e às vezes o queixo cresce mais rápido do que o resto do rosto” explica Del Nero. “Os traços de adolescente começam a aparecer quando você tem uma modificação da parte óssea por conta do aumento dos hormônios”, diz.
De acordo com Del Nero, o aparecimento da acne e oleosidade da pele são os sintomas mais comuns. Ela afirma que as alterações hormonais só começam a estabilizar entre os 18 e 20 anos. Já o processo de envelhecimento do rosto, explica Del Nero é marcado por aspectos como:
flacidez;
aumento das rugas de expressão;
mudanças dos compartimentos de gordura;
e reabsorção óssea.
“É como se fosse um ‘derretimento’ das bochechas. Você tem uma modificação dos compartimentos de gordura, além de ter uma reabsorção óssea que faz com que o rosto pareça mais derretido”, complementa.
Ainda segundo a dermatologista, fatores como stress e exposição ao sol fazem com que as fibras de colágeno se degradem mais rapidamente. “Não tem como negar que o estilo de vida saudável é a melhor estratégia para prevenir o envelhecimento corporal, facial e estético”, afirma a endocrinologista Lorena Lima, ouvida pelo g1.
A profissional ressalta ainda a importância na alimentação para retardar o envelhecimento da pele: “É com proteínas que a gente acaba fazendo colágeno para dar sustentação à pele.”
“O rosto adolescente tende a ser mais arredondado, com os ossos menos definidos e maçãs do rosto menos proeminentes”, conclui Amato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.