Quaest em Ribeirão Preto: 58% ainda podem mudar voto para prefeito; 74% não escolheram vereador


Pesquisa também questionou o que é importante para o eleitor na hora de escolher em quem votar para prefeito ou vereador. Foram ouvidas 852 pessoas entre os dias 24 e 26 de agosto. Urna eletrônica
Elza Fiuza/Agência Brasil
Pesquisa da Quaest divulgada na terça-feira (27) sobre as intenções de voto para Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) mostrou que 58% dos eleitores ainda podem mudar o voto, enquanto 41% afirmaram que a escolha é definitiva.
O levantamento ouviu 852 eleitores entre os dias 24 e 26 de agosto e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-06854/2024.
A pesquisa, que foi encomendada pela EPTV, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
LEIA TAMBÉM
Veja intenções de voto por gênero, idade, escolaridade, renda e religião em Ribeirão Preto
Ricardo Silva tem 46%; Roque, Marco Aurelio e André Trindade empatam tecnicamente
Influência em Ribeirão: 29% votariam em desconhecido indicado por Bolsonaro; 20%, por Lula
Problema mais grave em Ribeirão: 26% dos eleitores apontam saúde
Interesse na eleição em Ribeirão: 46% se dizem ‘pouco interessados’
33% dos ribeirão-pretanos avaliam gestão Duarte Nogueira como positiva; 30%, como negativa
Ricardo Silva tem 26% de rejeição em Ribeirão, André Trindade 17% e Roque, 10%
O que é mais importante?
O levantamento também perguntou o que é mais importante na hora de decidir o voto para prefeito. Ser honesto foi apontado como a principal característica para 39% dos entrevistados.
Possuir experiência com histórico de bom gestor (24%) e compartilhar as mesmas opiniões (10%) aparecem na sequência. Veja os dados:
Voto para vereador
Enquanto no cenário para eleição de prefeito, a maior parcela diz que pode mudar de voto, quando o assunto é a escolha de representantes para a Câmara Municipal, 74% dos eleitores disseram que ainda não escolheram seu candidato (a).
Já quando a questão sobre o que é mais importante na hora de decidir o voto para vereador, 28% apontaram a experiência do candidato.
Ser representativo aparece com 17%, seguido por candidatos que compartilham as mesmas opiniões que o eleitor (12%) e que são novos na política ou representam uma renovação (10%). Confira os dados:
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.