Quaest: confira pesquisa de intenção de voto à Prefeitura de Curitiba por gênero, idade, renda, religião e escolaridade


Pesquisa realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. Levantamento foi registrado no TSE com o número PR-06447/2024. Rua XV, uma das mais conhecidas do centro de Curitiba
Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Pesquisa Quaest, encomendada pela RPC e divulgada nesta terça-feira (27), mostra a intenção de voto à Prefeitura de Curitiba no primeiro turno de acordo com o gênero, a idade, a escolaridade, a renda domiciliar e a religião dos entrevistados.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em todos esses recortes da pesquisa estimulada há empates técnicos. A depender do público há empates entre Eduardo Pimentel (PSD), Roberto Requião (Mobiliza), Luciano Ducci (PSB) e Ney Leprevost (União) – como na pesquisa de intenção de voto geral do eleitorado. Veja detalhes a seguir.
A Quaest realizou 900 entrevistas em Curitiba com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-06447/2024.
As margens de erro da pesquisa dependem do segmento. Veja os dados detalhados a seguir.
Intenção de voto por gênero
O cenário é de empate técnico tanto entre homens, quanto entre mulheres.
Entre as mulheres, Roberto Requião soma 21% das intenções de votos, Eduardo Pimentel e Luciano Ducci com 17% e Ney Leprevost com 13%. Considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.
Entre os homens, Eduardo Pimentel aparece com 23%, Luciano Ducci com 18% e Ney Leprevost e Roberto Requião com 15%. Da mesma forma, considerando a margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.
Intenção de voto por gênero
Leia mais:
Quaest em Curitiba mostra empate técnico entre Pimentel, Requião, Ducci e Leprevost na disputa à prefeitura
82% não votariam em candidato apoiado por Lula e 69% em apoiado por Bolsonaro
Governo Ratinho Junior (PSD) é considerado positivo por 64%, mostra Quaest; 11% avaliam como negativo
Intenção de voto segundo escolaridade
Na pesquisa segmentada por escolaridade, há um empate entre os entrevistados que fizeram até o Ensino Fundamental e os com Ensino Médio completo ou incompleto.
Roberto Requião aparece com 26% das intenções de votos entre os eleitores que cursaram até o Ensino Fundamental, seguido por Luciano Ducci com 18%, Eduardo Pimentel com 16% e Ney Leprevost com 14%. Considerando os 7 pontos percentuais para mais ou para menos de margem de erro há um empate técnico.
Entre os eleitores com Ensino Médio completo ou incompleto, Ney Leprevost tem 20% das intenções de votos, Eduardo Pimentel tem 18% e Luciano Ducci e Roberto Requião com 15%. Entre eles há 5 pontos percentuais de margem de erro.
Entre os entrevistados com Ensino Superior incompleto ou mais há um empate técnico triplo considerando os 5 pontos percentuais de margem de erro. Eduardo Pimentel aparece com 23% das intenções, Luciano Ducci com 20% e Roberto Requião com 17%.
Intenção de voto por escolaridade
Intenção de voto segundo renda domiciliar
Entre os eleitores com maior renda domiciliar, ou seja, de mais de sete salários mínimos, há um empate duplo entre Eduardo Pimentel, que aparece com 28% das intenções de votos, e Roberto Requião, com 16%. Entre este público, a margem de erro é de 6 pontos percentuais.
Quando considerado o eleitor de menor renda domiciliar, com até três salários mínimos, há um empate técnico entre quatro candidatos. Neste recorte, a margem de erro é de 6 pontos percentuais.
Entre esse público, Roberto Requião aparece com 22%, Luciano Ducci e Ney Leprevost com 15% e Eduardo Pimentel com 14%.
Entre os eleitores que têm entre três e sete salários mínimos, Luciano Ducci 21%, Roberto Requião com 18%, Eduardo Pimentel com 17% e Ney Leprevost com 15%. Entre esse público, a margem de erro é de 5 pontos percentuais.
Intenção de voto segundo renda domiciliar
Veja os dados completos do levantamento feito pela Quaest em Curitiba
Intenção de voto por faixa etária
A pesquisa entrevistou eleitores de três faixas etárias: 16 a 34 anos, 35 a 59 anos e pessoas com 60 anos ou mais.
Entre o grupo mais jovem, há um empate considerando a margem de erro de 6 pontos percentuais. Luciano Ducci aparece com 20% das intenções de votos, Roberto Requião com 15%, Eduardo Pimentel com 14% e Ney Leprevost com 13%.
O empate quadruplo se repete entre o grupo de 35 a 59 anos. Eduardo Pimentel tem 20% das intenções de votos, seguido por Luciano Ducci com 19%, Roberto Requião com 16% e Ney Leprevost com 15%. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.
Entre o público mais velho, com 60 anos ou mais, o empate é entre três candidatos: Eduardo Pimentel e Roberto Requião aparecem com 26% das intenções e Ney Leprevost com 14%. A margem de erro entre este público é de 7 pontos percentuais.
Intenção de voto por faixa etária
Intenção de voto entre religiosos
O empate quadruplo se repete na pesquisa com o recorte de religião.
Entre os católicos entrevistados, Eduardo Pimentel tem 21% das intenções de votos, Roberto Requião 19%, Luciano Ducci 18% e Ney Leprevost 16%. A margem de erro entre este público é de 5 pontos percentuais.
Entre os evangélicos entrevistados, Eduardo Pimentel e Roberto Requião aparecem com 20% das intenções, Luciano Ducci com 18% e Ney Leprevost com 13%. São considerados 7 pontos percentuais na margem de erro.
Entre os entrevistados de outras religiões, ou que consideram que não possuem religião nenhuma, Eduardo Pimentel tem 17% das intenções, Luciano Ducci tem 16%, Roberto Requião aparece com 15% e Ney Leprevost 12%. Foram considerados 6 pontos percentuais de margem de erro.
Intenção de voto por religião
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.