Ouriço-cacheiro é resgatado no quintal de casa em MT


Animal é conhecido pela sua pelagem com espinhos de até 13 centímetros. O animal não ataca ser humano, a não ser que se sinta ameaçado é o que explica especialista Ouriço-cacheiro foi resgatado em quintal de casa em Campo Verde.
Corpo de Bombeiros
🦔Um ouriço-cacheiro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, nessa sexta-feira (9), depois de entrar no quintal de uma casa em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Segundo os bombeiros, os moradores chamaram equipes para captura do animal por volta de 21h30. As equipes usaram um cambão, espécie de vara para resgate. Já na manhã deste sábado (10), o animal foi transportado e devolvido ao seu habitat natural.
Esse foi o quinto resgate nesta semana, feito por bombeiros, de animais em situações de risco em Mato Grosso. Uma jararaca, um filhote de cachorro, uma capivara e até uma arara-canindé, estiveram entre os resgates da semana.
LEIA MAIS:
Ameaçada de extinção, Arara-canindé é resgatada em MT
Cinco araras-canindé são achadas mortas em rodovia; vídeo
🦔Ouriço-cacheiro
Vive na copa das árvores e, às vezes, ocultos em emaranhados de cipós; também aparecem perto de lagos e rios, onde vão beber água e tomar pequenos banhos
Carlos Alberto Coutinho / TG
O ouriço-cacheiro é um mamífero roedor, que pertence à família Erethizontidae. Ele é reconhecido principalmente por ter o dorso coberto de espinhos de até 13 centímetros de comprimento.
A pelagem desse animal é constituída por uma mistura de pelos finos somada aos pelos espinhosos. Ele possui cor parda com nuances mais claras em tom de branco ou amarelo.
Como ele é um animal de hábitos noturno, o aparecimento dele não foi tão incomum. Segundo o biólogo Flávio Terassini, o animal não ataca humanos, exceto se ele se sentir ameaçado e mesmo assim, são raros os casos que o animal tenha atacado alguém.
Sobre o aparecimento do animal em regiões urbanas, Flávio explicou que é possível que ele tenha aparecido por conta do avanço das queimadas, pois neste período do ano, em que há grande ocorrência de incêndios em vegetação, muitos animais fogem na busca por abrigo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.