Freio hidráulico pode ser substituído, em breve, por sistema elétrico

Faz alguns anos, discute-se o secular sistema de freio estar em rota de substituição. Fluido transfere força do pedal para as rodas e com duplo circuito por segurança. Vantagens do recurso eletroeletrônico são grandes:

  • Resposta de frenagem mais rápida, menor distância de parada
  • Estabilidade direcional em freadas emergenciais
  • Melhor gerenciamento de transferência de peso, manutenção reduzida pois dispensa fluido
  • Fabricação simplificada devido à ausência de linhas hidráulicas
  • Possível economia de combustível pela redução de massa do conjunto (se houver).

Os sistemas de frenagem tradicionais usam fluido hidráulico para transferir força do pedal do freio para as rodas. O brake-by-wire substitui isso por sinais eletrônicos, permitindo controle preciso sobre a força de frenagem. Sensores medem a entrada do pedal e as condições da estrada, enviando dados para um computador central, que ajusta a pressão de frenagem em cada roda.

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Ao contrário do freio antibloqueio convencional (ABS), que transmite sensação pulsante e exige mais força sobre o pedal, o novo sistema aplica pressão elevada de modo suave e contínuo. Havia, no entanto, temor sobre sua confiabilidade. Agora, parece em via de ser superado.

Brembo, tradicional marca italiana, e as alemãs ZF e Bosch acabam de anunciar seus sistemas brake-by-wire (freio acionado por fio, em tradução livre).

A ZF, só em 2028, contudo restrito apenas às rodas traseiras, atraindo encomendas para até cinco milhões de veículos. O componente é maior e mais pesado do que as pinças hidráulicas tradicionais em razão dos pequenos motores elétricos integrados. No caso da Bosch, mantêm-se pinças hidráulicas e usa atuação eletrônica no cilindro-mestre.

  • Sensify da Brembo : usa pinças eletrônicas nas quatro rodas, o que o torna muito adequado para veículos elétricos.
  • EMB da ZF : combina freios dianteiros hidráulicos com freios traseiros eletrônicos, equilibrando custo e eficiência.
  • Sistema Bosch : mantém pinças hidráulicas, mas usa atuação eletrônica no cilindro mestre.

Em todos os casos, deve-se considerar preço maior. Informações do site americano Motor Illustrated.

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Sistema da ZF combina freios dianteiros hidráulicos com freios traseiros eletrônicos, equilibrando custo e eficiência
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