Torcida faz a festa no bicampeonato do Brancão

Um público no Kleber Andrade, como não se via há muito tempo, para uma decisão de Capixabão. A maioria dos torcedores, era do Rio Branco SAF, que começou a formar o que mais tarde, se transformaria na maior festa da competição. Um cenário perfeito para que, após 42 anos de espera, o sonho do bicampeonato da equipe Capa-Preta se realizasse.

Em 1982, o Capa-Preta derrotou a Desportiva no último jogo, por 1 a 0, com gol de Londrina. No ano seguinte, em 1983, comandado pelo então iniciante treinador Wanderley Luxemburgo, o time venceu novamente a Desportiva na final, por 1 a 0, com gol do ponta-direita Valdecir.

A partir daí a torcida passou a esperar pela repetição desse feito, uma espera que acabou neste sábado. O capitão Bruno Silva e o centroavante Jacó, ambos de cabeça, balançaram as redes no segundo tempo e garantiram a festa para a torcida rio-branquense. No ano passado, o Rio Branco também conquistou o Capixabão ao derrotar o seu xará de Venda Nova por 3 a 2 nas cobranças de pênaltis.

Para Volney Bragança, metalúrgico de 59 anos, morador de Cariacica, foi uma alegria que se repetiu 42 anos depois. Ele, que frequenta o Kleber Andrade em todos os jogos do Brancão, relembrou os dois títulos da década de 80. “Nós tínhamos ótimas equipes, tanto em 82 quanto em 83. O time de hoje também é bom. Espero que venham os reforços necessários para que o Brancão possa representar bem o Espírito Santo na campanha da Série D e que possamos subir para a Série C”, disse ele.

Torcida faz a festa no bicampeonato do Brancão

Outro que presenciou os dois títulos seguidos dos anos 80 foi o motorista Antônio Jorge de Souza, 68 anos. Para ele, o atual bicampeão está no caminho certo para fazer uma boa campanha na competição nacional.

Com o título do Campeonato Capixaba, o Rio Branco SAF, junto com o Porto Vitória, vice-campeão, garantem o direito de disputar a Copa do Brasil. O Capa-Preta também assegura uma vaga na Série D de 2026, mesma competição que vai disputar nos próximos dias. O Brancãoirá ao Rio de Janeiro para enfrentar o Maricá, enquanto o Verdão da Capital recebe o Nova Iguaçu. As duas equipes iniciam a disputa, a princípio, no próximo final de semana.

A conquista também garante ao Capa-Preta a participação na Copa Verde em 2026, caso a CBF confirme a realização do torneio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.