
Este fim de semana será marcado por chuvas significativas em diversas regiões do país, especialmente no Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume expressivo é causado pela passagem de uma frente fria pelo leste de São Paulo e Rio de Janeiro, que avança até o sul do Espírito Santo. “Esse cenário pode atrapalhar, por exemplo, atividades nos portos, por conta do excesso de chuva”, alerta o sócio-diretor e meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento.
No entanto, nas principais regiões produtoras do Sudeste, a chuva não terá tanta intensidade no fim de semana. Isso inclui o sul e leste de Minas Gerais, abrangendo o Vale do Rio Doce, a Zona da Mata, o Triângulo Mineiro e a região metropolitana de Belo Horizonte, além de áreas produtoras em São Paulo e no Espírito Santo. “No noroeste mineiro, o tempo segue seco”, informa Alexandre Nascimento.
No domingo, 6, as chuvas diminuem em São Paulo e Rio de Janeiro, mas algumas áreas do Espírito Santo e do extremo sul da Bahia ainda enfrentarão condições meteorológicas severas, com chuvas intensas que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas.
No Centro-Oeste, a frente fria que avança pelo país também provoca chuva em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, beneficiando as lavouras da região. Já em Mato Grosso do Sul, a previsão é de tempo seco para o final de semana e começo da próxima semana, segundo a Nottus Meteorologia.
Para a Região Sul, há a expectativa do avanço de um sistema polar, ou seja, sistema seco que provoca queda de temperatura. “Então o fim de semana será de sol. Pode chover um pouquinho no estado do Paraná, nada muito especial, mas a temperatura cai bastante”, estima o meteorologista da Nottus. Segundo Nascimento, há possibilidade de geada nas Serras Gaúcha e Catarinense.
Na segunda-feira, 7, deve haver a aproximação de uma nova frente fria, que provocará a volta da chuva na região arrozeira, no sudeste do Rio Grande do Sul. Com isso, o frio na região diminui.
A Região Nordeste terá condições de chuva em estados como Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. “Essa condição é esperada para essa época do ano ainda”, explica o meteorologista da Nottus. Na segunda-feira, a frente fria que avança pelo sul da Bahia, vinda do Sudeste, provocará bastante chuvas ao longo da faixa leste do Nordeste, aumentando a umidade no Sertão e beneficiando áreas produtoras de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Segundo o Inmet, a Região Norte permanece em alerta para chuvas intensas ao longo do fim de semana, abrangendo desde o noroeste do Pará até o norte de Roraima e o sudoeste do Amazonas.
Baixas temperaturas
Por conta da intensidade das chuvas, o Inmet emitiu um aviso de perigo potencial para queda entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas do Centro-Sul, entre sábado e domingo. É o caso de parte de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e de todo o estado de São Paulo.
“As mínimas ficam entre 5°C e 10°C no sudoeste do Rio Grande do Sul e na Serra Catarinense. Há risco de geada fraca e isolada no Rio Grande do Sul e na serra catarinense”, informa a especialista em meteorologia da Tempo OK, Maria Clara Sassaki.
A partir de terça-feira, 8, a massa de ar frio enfraquece e as temperaturas voltam a subir no Sul e no Sudeste. “Um cenário mais seco predominará nessas regiões. Contudo, há chances de chuvas isoladas no Sul, no dia 8 de abril, devido a um sistema transiente, e no Sudeste, no dia 10 de abril, em razão de um sistema frontal. No Centro-Oeste, as chuvas serão isoladas”, estima a porta-voz da Tempo OK.
O post Frente fria provoca chuvas intensas e queda de temperatura no fim de semana apareceu primeiro em Agro Estadão.