Campanha contra a gripe terá duas salas de vacinação com horário estendido em BC

Nesta segunda-feira, 7, começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe. As vacinas estarão disponíveis em todas as salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú.

Duas salas de vacinação terão horário estendido, em dias alternados, para atender aos pacientes. A UBS Central funcionará até as 20h30, todas as segundas-feiras. Já nas quartas-feiras, o horário estendido será na UBS do bairro das Nações.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Pacientes atendidos em qualquer unidade do município poderão se vacinar nestes dois locais no horário ampliado.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, conta que o dia D da campanha no município será em 12 de abril, um sábado. “Nós vamos fazer no próximo sábado, um dia D a mais no nosso município. Das 8h às 17h, todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão à disposição, sem fechar para o almoço. E durante a semana em horário normal.”


ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO

A vacina estará disponível gratuitamente à população. O objetivo da Secretaria de Saúde é alcançar no município a meta nacional de imunizar 90% do público-alvo da campanha.

Adriana destaca que esta é a principal estratégia de prevenção, pois impede que a gripe evolua para casos mais graves.

“A vacina é a nossa principal estratégia de prevenção. Ela reduz casos graves da doença, diminui internações e até possíveis óbitos que possam acontecer. Se a gente fizer o maior número de pessoas no início, antes do inverno, nesse período sazonal, nós vamos ter uma proteção muito maior, porque os bebês, eles não tomam vacinas, só a partir dos seis meses. E assim a gente ajuda a protegê-los também”, explica a diretora. 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

PÚBLICO-ALVO

A campanha segue até o fim do mês de maio, mas o imunizante integra agora o calendário nacional de vacinação – ou seja, a vacina ficará disponível durante todo o ano. Confira o público-alvo: 

  • Crianças de seis meses a menores de seis anos;
  • Idosos a partir dos 60 anos;
  • Gestantes;
  • Grupos prioritários: trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

PROTEÇÃO CONTRA TRÊS VÍRUS

A diretora de Vigilância Epidemiológica explica que a vacina é trivalente, ou seja, protege contra três vírus do tipo influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento pessoal e a caderneta de vacinação.

“A vacina é trivalente, conforme o Ministério da Saúde colocou para nós. São de três cepas H1N1, H3N2 e a da linhagem Victória. São termos que vêm na vacina para que a gente possa identificar”, conclui. 


FIQUE BEM-INFORMADO NO PORTAL MENINA

Empresa responsável pelo pronto-socorro do Ruth Cardoso é notificada por falta de médicos e demora no atendimento

Trabalhador de 65 anos morre após cair de 9º andar de obra em Balneário Piçarras

Adicionar aos favoritos o Link permanente.