Anistia: Motta recebe dossiê de abusos e violações contra presos do 8/1

O dossiê que denuncia abusos e violações contra presos do 8 de janeiro de 2023 foi entregue ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quarta-feira, 2. A entrega faz parte das ações realizadas pelo Partido Liberal (PL) pela anistia.

O documento foi entregue pelos líderes Luciano Zucco (oposição) e Carol De Toni (minoria), junto ao 1° vice-presidente da Casa, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ). Os parlamentares do Partido Liberal intensificaram, nesta semana, o trabalho de obstrução na Câmara para pressionar a votação do PL da Anistia. 

+ Abusos, tentativas de suicídio e tortura: associação entrega dossiê sobre presos do 8 de janeiro à oposição na Câmara

Além de Motta, o dossiê produzido pela Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav) será disponibilizado para os demais deputados. Segundo Zucco, o documento “servirá para subsidiar a tomada de decisão dos parlamentares indecisos sobre anistia”.

Dossiê pode auxiliar na tramitação do PL da Anistia

O dossiê foi revelado com exclusividade por Oeste em 2023. Em maio do ano passado, a associação também levou as denúncias ao Parlamento dos Estados Unidos. O material é atualizado conforme a associação vai avançando no trabalho social. A peça inclui, ainda, ofícios enviados a entidades de defesa dos direitos humanos.

De acordo com Zucco, o documento “elenca uma série de abusos e violações de direitos durante as prisões efetuadas depois da manifestação”, além de “maus tratos aos presos de 8 de janeiro dentro dos estabelecimentos prisionais”. 

+ Oposição afirma que familiares de presos do 8/1 foram impedidos de ir a coletiva

“Existem diversos casos de pessoas doentes”, afirmou. “E a minha mágoa, a minha tristeza é que hoje os senhores e senhoras iriam escutar de familiares absurdos como no caso da Algiza que está presa numa cela de 3 metros por 3 metros com oito presidiárias traficantes e homicidas.”

“Trata-se de um documento bastante denso e contundente”, afirmou. “É fundamental que deputados e senadores tomem conhecimento sobre esse dossiê, para que possam fazer um julgamento embasado em fatos concretos. São provas reais de que o Brasil vive um estado de exceção, com o desmantelamento do Estado Democrático de Direito.”

O post Anistia: Motta recebe dossiê de abusos e violações contra presos do 8/1 apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.