Mais 333 novos policiais penais irão compor o quadro operacional nas unidades prisionais do Espírito Santo. Foi a segunda turma oriunda do concurso público realizado em 2023. A terceira turma de convocados já iniciou a formação no mês de fevereiro.
“A Polícia Penal do Espírito Santo é uma instituição jovem, mas que carrega uma responsabilidade enorme. É muito bom ver uma carreira nascer e se consolidar. O trabalho de vocês, policiais penais, dá estabilidade ao sistema penitenciário. Essa área exige muita identidade no exercício da profissão, além de envolvimento e comprometimento. Ficamos muito felizes com a formatura dessa turma. Os resultados obtidos nos últimos anos pelo Estado na redução da criminalidade é boa parte por conta da dedicação dos profissionais da área da segurança pública”, comentou o governador Renato Casagrande.
O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior, destacou os investimentos do Governo na ampliação do efetivo policial nos presídios e no fortalecimento dessa estrutura. “O governador Renato Casagrande tem investido em equipamentos de qualidade e em tecnologia, mas, para além disso, tem investido fortemente em recursos humanos, que é o ativo principal e mais caro que nós temos. Isso confere brio à nossa polícia, unindo a austeridade fiscal e a eficiência no aprimoramento das estruturas da Polícia Penal. Nosso agradecimento também ao secretário da Justiça que tem fomentado o crescimento da Polícia Penal”, enfatizou.
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, também participou da solenidade. “Os investimentos do nosso governo em segurança pública são constantes. Semana passada autorizamos a convocação de mais 750 militares para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As Polícias Civil e Científica têm investimentos e a Polícia Penal já nasceu robusta, com um efetivo qualificado e dedicado. Com essa responsabilidade, vamos seguir evoluindo. Governo estruturado, com gestão e capaz de realizar investimentos em áreas estratégicas”, pontuou.
Para este ano, está previsto um novo concurso público, com previsão de abertura de mais 600 vagas para o cargo de policial penal. Para publicação do certame, os procedimentos administrativos estão em andamento para a seleção da banca organizadora e definição dos critérios de seleção.