Leonardo revela o cockpit avançado do jato M-346 Block 20

A Leonardo deu mais um passo no desenvolvimento da versão aprimorada Block 20 da aeronave M-346, voltada tanto para o treinamento avançado de combate quanto para operações leves, ao apresentar seu novo cockpit com uma tela de grande área. O novo layout da interface homem-máquina (HMI), em escala real, foi oficialmente apresentado durante o evento Military Flight Training 2025, realizado na Itália entre os dias 31 de março e 2 de abril.

Desenvolvido como parte do programa de melhoria de capacidades do Bloco 20, lançado oficialmente no Farnborough Air Show em julho de 2024, o novo cockpit apresenta uma tela única sensível ao toque, compatível com NVG (óculos de visão noturna), com dimensões de 20×8 polegadas e alta resolução. Seu design inclui arquitetura com múltiplas redundâncias para os sistemas de exibição, eletrônicos centrais e unidades de energia, além de um processador multicore que permite maior poder computacional, aderência aos padrões de certificação mais recentes e racionalização de diversos painéis de controle.

O cockpit do padrão Block 20 contará com duas telas de grande área — uma por assento — substituindo as seis telas multifuncionais atuais, além de um head-up display (HUD) de baixo perfil. Esse sistema será complementado por um novo gravador digital de vídeo e dados e um capacete com visor de realidade aumentada.

A nova interface HMI, desenvolvida com foco em aumentar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho da tripulação, espelha os layouts mais recentes e futuros dos modernos sistemas de combate, oferecendo uma experiência imersiva, maior segurança e eficácia para o treinamento avançado — incluindo simulações cooperativas com múltiplos meios — durante a transição dos pilotos para funções operacionais ou para aeronaves de domínio aéreo da próxima geração.

Além disso, o novo sistema permitirá aproveitar ao máximo a versão de combate leve multimissão do M-346, oferecendo acesso rápido e intuitivo aos sistemas de missão, sensores e armamentos, maior tolerância a condições climáticas adversas, e suporte aprimorado para coleta, análise e compartilhamento de dados — exigências cada vez mais associadas à conectividade digital e interoperabilidade.

O M-346 Block 20 também incluirá melhorias nos sistemas de navegação, gerenciamento de voo e armamento, além de um novo transponder IFF (Identificação de Amigo ou Inimigo). A variante M-346FA (Fighter Attack) terá ainda como destaques adicionais um radar AESA (de varredura eletrônica ativa) com capacidade de controle de tiro, integração de novas armas para missões ar-ar e ar-solo, e um datalink embutido para mísseis.

Essa nova configuração aproveita a capacidade de crescimento embutida no projeto original do M-346 e os mais de dez anos de experiência comprovada em serviço com forças aéreas de diversas regiões. Ela também se alinha à estratégia de digitalização organizacional da Leonardo, visando manter sua liderança tecnológica no setor de defesa.

Tanto as variantes de treinamento quanto as de combate se beneficiarão dessas melhorias, ampliando sua aplicabilidade a uma variedade de missões e com grande margem para evoluções futuras. O padrão Block 20 vai além da aeronave, abrangendo todo o sistema, incluindo o sistema de treinamento em solo (GBTS), viabilizado por soluções digitais e inteligência artificial.

O GBTS, que já inclui cursos multimídia e em sala de aula, simulação de voo/missão, treinamento virtual e ao vivo/constructivo, será aprimorado com suporte de realidade virtual e aplicações de IA. A digitalização também permitirá suporte técnico mais eficiente, com a implementação de manutenção virtual e uma “frota conectada” baseada em infraestrutura de alto desempenho e análise avançada de dados, otimizando os serviços de apoio logístico integrado.

Esse marco reforça o compromisso da Leonardo em oferecer soluções de ponta em treinamento de combate e capacidades de combate multirrol acessíveis.

Com 19 operadores em todo o mundo e mais de 130.000 horas de voo acumuladas em serviço operacional — inclusive por meio da International Flight Training School (IFTS), em parceria com a Força Aérea Italiana — o M-346 se firmou como o sistema de treinamento mais completo para pilotos de caça. Com suas novas capacidades, posiciona-se como a aeronave ideal em sua categoria para atender às crescentes demandas de operadores europeus e não europeus.

FONTE: Defense Arabia

O post Leonardo revela o cockpit avançado do jato M-346 Block 20 apareceu primeiro em Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.