Superlua invisível e Microlua? Tudo isso acontece no espaço nesse mês de abril, que ainda vai ter a cantora Katy Perry decolando em uma tripulação da Blue Origin composta só por mulheres. Confira os detalhes desses e de outros eventos no Calendário Astronômico de abril.
Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua localidade.
Calendário Astronômico de abril de 2025
2 de abril: A China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) deve lançar uma carga desconhecida em um foguete Long March 6A.
4 de abril: Lua Crescente chega às 23h16.
8 de abril: Lançamento da Soyuz com os cosmonautas Sergei Ryzhikov e Alexei Zubritsky, da Roscosmos, e o astronauta da NASA Jonathan Kim.

12 de abril: Lua Cheia chega às 21h23.
13 de abril: Microlua. Neste dia a Lua vai estar perto do apogeu, quando fica mais distante da Terra. Se isso acontece perto da Lua Cheia, chamamos de Microlua, como a Lua Cheia desse mês é conhecido como “Lua Rosa” (apesar da cor dela não mudar), chamados de “Microlua Rosa”.

14 de abril: Katy Perry no espaço. A Blue Origin lançará seu foguete New Shepard na missão NS-31, composta exclusivamente por mulheres. Além da cantora, vão estar rpesentes Aisha Bowe, Kerianne Flynn, Gayle King, Amanda Nguyen e Lauren Sánchez.
17 de abril: Alinhamento de quatro planetas. O evento será visível mais facilmente aqui no Hemisfério Sul. Vênus, Saturno e Mercúrio serão vistos a olho nu. Já Netuno pode exigir o uso de binóculos. O melhor momento para visualizar os astros será cerca de uma hora antes do Sol nascer.
Leia mais:
- Asteroide com chance de atingir a Terra pode acertar a Lua – e o impacto seria visível daqui
- Se um astronauta morresse na Lua, o que aconteceria com seu corpo?
- Desfiladeiros na Lua foram esculpidos em minutos por avalanche de rochas
20 de abril: Lua Minguante chega às 22h37.
22 de abril: Pico da Chuva de meteoros Líridas. Previsão máxima de meteoros por hora: 18. Infelizmente o evento é visto apenas no hemisfério norte.

23 de abril: Pico da Chuva de Meteoros Pi Pupídeos. Essa, sim, vista no hemisfério Sul, com previsão máxima de 40 meteoros por hora.
27 de abril: Superlua nova? É Lua Nova, mas também é Superlua. Pode parecer estranho, mas mesmo sem Lua visível no céu, o fenômeno ainda é considerado. “A definição astrológica da Superlua inclui a Lua Nova. Embora a Lua Nova não seja visível, seus efeitos são sentidos nas marés”, explica o astrônomo e colunista do Olhar Digital, Marcelo Zurita.
O post Katy Perry no espaço e Microlua: veja no Calendário Astronômico de abril apareceu primeiro em Olhar Digital.