Entenda como galerias pluviais são utilizadas para tráfico de drogas ‘subterrâneo’ em Campinas


Rede de drenagem é utilizada para o armazenamento e distribuição das drogas, além de servir de rota de fuga pelos criminosos. Guarda Municipal flagra homem vendendo droga dentro de bueiro em Campinas
Na manhã desta quinta-feira, a Guarda Municipal flagrou um homem vendendo drogas em um bueiro na Vila Formosa, em Campinas (SP). A GM conseguiu realizar a apreensão dos entorpecentes, mas o suspeito conseguiu fugir utilizando as galerias de água da chuva.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O tráfico de drogas por meio das galerias de água da chuva não é novidade em Campinas. Uma organização criminosa atua desta forma no bairro há anos e já foi alvo de uma operação do Ministério Público Estadual (MP-SP).
Segundo a investigação, as galerias são utilizadas para o armazenamento e distribuição das drogas, além de servir de rota de fuga pelos criminosos.
Prejuízo à população
Galeria pluvial de Campinas onde grupo traficava drogas
Baep
Segundo Ernesto Paulella, Secretário de Serviços Públicos da metrópole, a quadrilha utiliza Na Vila Formoso uma rede subterrânea destinada a captar e canalizar a água da chuva para descarregar em um córrego. As galerias chegam a ter 1,5 metros de diâmetro.
“Eles circulam nessa de 1,5m, que é onde a pessoa consegue ficar em pé. Elas chegam em todas as bocas de lobo, onde eles fazem a distribuição em pé. Das menores [galerias] eles conseguem se arrastar e chegar nas maiores”, explica
O secretário afirmou que as grades das bocas de lobo no bairro foram furtados pelos criminosos. Mas isso não acontece apenas na Vila Formosa. Em toda a cidade foram aproximadamente 500 furtos, gerando um custo de quase 2 milhões de reais para a prefeitura
“Para retirar uma grade de boca de lobo é preciso utilizar ferramentas possantes como pé de cabra. Pois elas são chumbadas com concreto no pavimento”, explicou.
Entenda como câmaras pluviais são utilizadas para ‘tráfico subterrâneo’ em Campinas
Reprodução/EPTV
Guarda flagra homem vendendo drogas dentro de bueiro
A Guarda Municipal apreendeu ao menos 4 mil porções de maconha e crack na madrugada desta quinta-feira (22), na Vila Formosa. Os entorpecentes foram encontrados justamente nessa estrutura montada em um bueiro.
Segundo a GM, os agentes estavam em patrulhamento quando viram um homem passando drogas de dentro do bueiro para outra pessoa que estava do lado de fora. Os guardas fizeram a abordagem, mas o suspeito conseguiu fugir pelos canais de esgoto.
Guarda apreende porções de maconha e crack escondidas em bueiro de Campinas
Reprodução/EPTV
No local foram encontradas, além das drogas, anotações do tráfico, sacos plásticos e microtubos para embalar os entorpecentes. Também havia uma estrutura própria para armazenar as substâncias e evitar que elas fossem levadas pela água.
Ainda de acordo com a GM, foram apreendidos uma balança de precisão, facas, uma espingarda e 12 celulares de origem ainda desconhecida. Uma investigação deve apontar se os aparelhos foram roubados ou se eram usados pelos criminosos.
Problema corriqueiro
As galerias pluviais já foram utilizadas para o tráfico de drogas em Campinas, há dois anos a Polícia Militar fez uma apreensão de cocaína, maconha e crack avaliada em R$ 80 mil. Dois homens foram presos na época.
Em 2023, uma operação do ministério público também cumpriu mandados de prisão contra uma organização criminosa apontada por traficar drogas em galerias pluviais na metrópole. A ação resultou a apreensão de R$ 140 mil.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.