Novos centros especializados impulsionam aprendizagem rural

A aprendizagem no campo está ganhando importante reforço com a construção de seis centros especializados em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Esses projetos, alguns dos quais já em execução e outros em planejamento, são iniciativas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP).

Em Mirante do Paranapanema, o espaço físico da Casa do Agricultor Fábio Meirelles está sendo adaptado

Cana-de-açúcar

O empreendimento mais avançado na etapa de construção é o Centro de Excelência em Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto, destinado à capacitação de mão de obra do setor sucroenergético. Por meio de parcerias, poderão ser desenvolvidos novos combustíveis, a exemplo do hidrogênio verde e do combustível de aviação sustentável. O prédio contará com oito blocos, todos interligados, um grande avanço para todo o Estado de São Paulo.

Tecnologia rural

São Roque terá um Centro de Excelência em Tecnologia, direcionado à busca de novas metodologias para a produção. A proposta é oferecer aos pequenos e médios produtores soluções tecnológicas avançadas, utilizando inteligência artificial e parcerias que possibilitem a utilização de Big Data, além de fomentar startups dedicadas à área rural. Esse centro terá suas obras iniciadas ainda nesta semana e será instalado em uma fazenda de 59 hectares que pertence ao Senar-SP, com previsão de 8 mil m2 de área construída. Esse projeto foi idealizado em parceria com a Central Geral do Dízimo Pró-Vida.

Agricultura familiar

Mirante do Paranapanema ganhará um Centro Técnico em Agricultura Familiar, com foco na melhoria da produção agrícola nos assentamentos rurais, comuns na região. A estrutura representará também uma possibilidade para que esse público tenha acesso aos mais diversos cursos disponibilizados pelo Senar-SP. Ao contrário dos centros descritos anteriormente, este será instalado no prédio do Senar-SP já existente na cidade.

Irrigação

Está em planejamento, também, a construção de um Centro de Excelência em Irrigação, previsto para Jaguariúna. A proposta é capacitar o produtor rural ao uso dos diversos sistemas de irrigação. Hoje, apenas 6% do território paulista tem cultura de irrigação. Trata-se de uma técnica sustentável, pois 90% da água utilizada na irrigação retorna ao ambiente pela transpiração das plantas.

Agroindústria

O Centro de Excelência em Agroindústria, previsto para Avaré, tem o propósito de inovar a produtividade e melhorar a lucratividade, agregando valor ao produto. Para isso, promoverá inovações tecnológicas em processos agroindustriais, a exemplo de novas técnicas de produção, conservação e transformação de alimentos. Tudo isso será feito priorizando-se a sustentabilidade, por meio do uso eficiente de recursos naturais, da redução de resíduos e da adoção de práticas sustentáveis na agroindústria.

Agricultura urbana

O pacote de novidades inclui, ainda, um Centro Técnico de Agricultura Urbana, previsto para a capital. A iniciativa oferecerá formação especializada em temas como jardinagem, hortas urbanas e manutenção de árvores. Uma das possibilidades que estão sendo avaliadas é a seleção de pessoas em situação de rua para participarem dos cursos.

Projeto de como será o centro de excelência em Ribeirão Preto

Revolução na aprendizagem

“É importante salientar que, além da especialidade de cada um, todos esses centros atuarão de forma multifuncional, como espaços educadores num sentido mais amplo”, conta Carlos Alberto Demeterco, assessor especial da presidência da Faesp/Senar e responsável pela coordenação dos projetos dos novos centros. “A ideia que une essas iniciativas é impulsionar a formação profissional rural e a promoção social, bem como possibilitar aos participantes usufruir de todos os cursos ofertados pelo sistema Senar, incluindo cursos técnicos (Rede e-Tec), graduação e pós-graduação da faculdade CNA, criando um novo pensar tecnológico e integrando diversos parceiros na busca pelo desenvolvimento econômico e social do campo.

 “Temos total convicção sobre a relevância dessas iniciativas, que, juntas, elevarão a aprendizagem rural do Estado de São Paulo a um novo patamar, além de impulsionarem o desenvolvimento das regiões em que estarão instaladas”, finaliza Demeterco.

O post Novos centros especializados impulsionam aprendizagem rural apareceu primeiro em Agro Estadão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.