
Ele já foi office boy e vendedor, e lembra que já nasceu dentro de uma escola de inglês. Danilo Miglio, mineiro que mora no Espírito Santo há 26 anos, passou pelas áreas de educação, tecnologia, comercial e marketing. A inspiração veio da mãe, uma professora que começou a dar aulas aos 17 anos e empreendeu com a franquia de uma rede de ensino de línguas. A mudança para as terras capixabas aconteceu a pedido da franqueadora e aqui a família ajudou a implantar mais de 20 unidades da marca. Foi nessa escola que Danilo, aos 15 anos, começou a trabalhar e por dez anos até entender que sua curva de aprendizagem tinha se esgotado.
Migrou então para os negócios digitais, atuando em aceleradores de startups, um e-commerce de moda feminina e um marketplace de produtos naturais. Esse último empreendimento foi bem até que uma doença na família o fez repensar a vida, aproveitando para voltar-se novamente para a educação e perpetuar o legado da mãe. Mas, desta vez, a proposta de valor era democratizar o ensino de línguas por meio da tecnologia. Assim nasceu em 2023 a edtech English Work.
Sob sua direção e do sócio Ricardo Prado Moraes, a plataforma revela-se promissora. Com dois anos de funcionamento, tem parceria com mais de 80 organizações, dentre elas o Banco Inter.

Produtos capixabas em alta no exterior
Levantamento do Connect Fecomércio-ES apontou novo crescimento do valor dos produtos capixabas no exterior: o preço das exportações do Espírito Santo cresceu 0,9% e o das importações caiu 7,8% em fevereiro, ao ser comparado com o mesmo mês de 2024. Com isso, os termos de troca capixabas, que indicam a relação entre os preços de exportação e importação, aumentaram 9,4% também em comparação com fevereiro do ano passado, chegando a 107,35 pontos – acima de 100 significa que o preço das exportações subiu mais que o das, representando uma situação mais favorável para o Espírito Santo. O resultado foi o sexto melhor entre os estados brasileiros.
Novo presidente
A 99Pay, conta digital da 99, anuncia Luiz Landgraff como presidente. O executivo, que atuou como Head de Operações e Estratégia, assumiu uma nova função com o objetivo de dar continuidade ao plano de expandir a atuação da marca no mercado financeiro. No ano passado, a 99Pay obteve aval do Banco Central para operar como Instituição de Pagamento e como Sociedade de Crédito Direto, além de ter atingido o marco de 20 milhões de usuários registrados.
Evento

Fotógrafo homenageado
O fotógrafo, professor universitário e pesquisador Vitor Jubini é o homenageado escolhido deste ano do Projeto Artista Capixaba, realizado pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci. Vitor desenvolve pesquisas sobre fotografia contemporânea e fotojornalismo. Em sua bagagem, a cobertura dos jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e da Copa do Mundo Fifa no Catar em 2022. Os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da instituiçãoirão pesquisar para conhecer a trajetória dele e, então, produzir fotos inspiradas no estilo do artista. Ao final, será realizada uma exposição coletiva dos alunos, valorizando a arte do Espírito Santo e proporcionando uma vivência cultural marcante.
Terceiro melhor do mundo
O Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses) foi eleito o terceiro melhor do mundo e o melhor da América Latina em um estudo que avaliou 100 fundos soberanos em todo o mundo. O ranking, desenvolvido pelo Instituto de Estudos de Fundos Soberanos (IEFS), avalia os pilares de transparência, estrutura e governança. “Resultado que confirma os esforços do governo do Estado em conjunto com o Bandes, que viabilizou o transporte de recursos na economia real, impulsionando a inovação, a geração de investimentos e o desenvolvimento sustentável da economia capixaba”, avaliou a economista Ivone Pontes, membro da Câmara Consultiva Técnica do Conselho Gestor do Funses.
Acordos de cooperação

Reconhecimento
GG está feliz da vida por ter sido reconhecido, entre tantos colegas da área da comunicação, para ser um dos homenageados, no próximo dia 7 de abril, na Câmara de Vereadores de Vitória, em Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Jornalista. O convite partiu do querido vereador Aylton Dadalto.
Networking

Roda de conversa
Acontece no dia 5 de abril, na Biblioteca Cine Por Elas, em Vila Velha, a Roda de Conversa com a autora capixaba Carla Guerson. Gratuito, o evento já está com inscrições abertas e disponibilizará aos primeiros 20 inscritos um kit com ecobag e uma cópia do livro “O som do tapa”, entre outros brindes. O Projeto é realizado pelo coletivo Cine Por Elas com recurso do Funcultura e Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, selecionado no edital Diversidade Cultural – Territórios Criativos.
Parabéns
A coluna deseja felicidades aos queridos Roberto Morales, Bruno Zaban, Luzes Izoton e Jr. Bocca que hoje, dia 30 de março, completam mais um ano de vida.
Você sabia?
A liderança, colaboração e pensamento crítico, aliada ao ensino, são essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos alunos no processo de aprendizagem. Na Maple Bear Vila Velha, a diretora geral Juliana Camargo, conta que a aula de ciências é vivenciada em exemplos reais para depois, o aluno tem o exemplo teórico, e a forma de aprendizado fica melhor assimilada. Um exemplo disso é a aula sobre densidade, onde alunos de apenas três anos experimentam como diferentes líquidos não se misturam, eles brincam e observam, para depois terem a aula teórica. “Este método incentiva a autonomia dos alunos, permitindo que explorem temas de maneira prática e criativa. Além disso, o ensino focado em experiências reais proporciona uma compreensão mais profunda dos conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e eficaz“, diz.