Tarcísio reforça interesse em enxugar máquina estatal e encerrar empresa pública

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou, nesta sexta-feira, 28, que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) deve ser extinta. De acordo com ele, isso ocorrerá por causa de superposição de funções dentro da esfera de serviço de transporte pública na máquina estadual.

Além disso, segundo o gestor, há um trabalho de enxugamento do tamanho do Estado paulista. A declaração foi feita durante o “Painel São Paulo e Ambiente de Investimentos”, na abertura do Arko Conference 2025, evento promovido pela Galápagos Capital.

Na ocasião, o chefe do Executivo paulista disse que, por meio do plano São Paulo Na Direção Certa, o governo do Estado busca, dentre vários objetivos, diminuir os gastos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“A gente aprovou na largada uma reforma administrativa com a Assembleia Legislativa de São Paulo“, afirmou Tarcísio. “Cortamos 20% de todos os cargos, partimos para extinção de órgãos, extinção de autarquias.”

Tarcísio justifica o fim da EMTU

ônibus pernas abertas
Atualmente, a EMTU gerencia linhas intermunicipais nas regiões metropolitanas espalhadas pelo Estado de São Paulo | Foto: Divulgação/EMTU

Ainda no evento, Tarcísio explicou a razão para trabalhar pela extinção da EMTU. De acordo com ele, já há quem preste o serviço hoje sob responsabilidade da empresa.

“E por que vamos extinguir a EMTU? Por uma razão simples: pela superposição de funções”, disse o governador. “Ora, o que ela faz hoje? Basicamente, a gestão de contratos de concessão de transporte. Quem tem que fazer essa gestão? A agência reguladora. Então tem uma duplicidade, se a agência reguladora vai fazer esse trabalho, essa missão deixou de ser importante, a EMTU pode deixar de existir.”

Conforme o governador, quem vai prestar o serviço são as concessionárias, que já o fazem atualmente. “Só que agora com a regulação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo.”

Leia também: “O linchamento de Tarcísio”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 261 da Revista Oeste


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

O post Tarcísio reforça interesse em enxugar máquina estatal e encerrar empresa pública apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.