Violão volta a brilhar na noite do Som na Sexta

O violão voltará a ser o astro da noite de recitais gratuitos e abertos do Som na Sexta. O evento está marcado para 4 de abril, a partir das 18 horas, na sede do Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha, Vitória. Nesta décima edição, as peças serão interpretadas pelo compositor, guitarrista, violonista, professor de música e pesquisador acadêmico Victor Polo.

O projeto Som na Sexta realiza encontros musicais informais toda primeira sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.

Após recitais de canto lírico, piano, violino, violoncelo e o ancestral alaúde, o popular e versátil violão voltará a encantar o público através do músico Victor Polo. Natural de Franca/SP, o compositor e instrumentista é graduado, mestre e doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mudou-se para Vitória/ES após aprovação no concurso público para professor de violão e guitarra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Com o grupo Telecoteco, participou da gravação do CD “É Hora de Trocar as Válvulas” (2014), que integra a lista dos 100 melhores discos de MPB de 2014 pelo site melhoresdamusicabrasileira.com.br, e realizou shows no SESC e SESI de Curitiba.

Com o grupo Trem Doido lançou, em 2018, o primeiro disco da banda, que conta com releituras de canções do Clube da Esquina, cujo show de lançamento ocorreu no SESC Campinas com a participação especial do compositor e instrumentista Nelson Angelo. Também, com o mesmo grupo, lançou o EP “Outra Esquina, Nova Estação” (2024). Conquistou o 2º lugar no “Festival da Canção Brasileira do Sesi” (2018) com a música “Sé de Mariana” (Victor Polo/Carlinhos Campos).

Ministrou oficinas de música em festivais e congressos e possui artigos acadêmicos publicados com foco em temas sobre a música popular brasileira, o violão e a guitarra. Já se apresentou ao lado de importantes músicos, entre eles, Toninho Horta e Jaques Morelenbaum. Conta com dois álbuns solo, “Violão de Afetos” (2020) e “Fonte da Saudade” (2024), ambos com composições autorais inéditas.

Mais sobre o Som na Sexta

O Som na Sexta – IMA Musical tem por objetivo criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa. Esta décima edição tem curadoria do violoncelista Daniel Enache. As nove edições anteriores tiveram a curadoria do pianista Gabriel Guerra.

Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical realizou recitais contemplando obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Edvard Grieg, Wolfgang Amadeus Mozart, Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Lorenzo Fernandez, Felix Borowski, Claude Debussy, Radamés Gnattali, Cláudio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, entre outros compositores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.