Com 54% de território na área rural, Vila Velha vem se destacando na produção agrícola, com comercialização para vários estados brasileiros. Exemplos de bons resultados nessa cadeia produtiva vêm do cultivo do pimentão e do tomate, que estão em época de plantio na região do Xuri, e que chegam a consumidores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, entre outros.
A Fazenda Sonho Meu contribui para os números positivos do setor no município. O proprietário rural Sante Jovane Lorenzon Filho conta que a temporada de cultivo do pimentão, que teve início essa semana, deve render uma colheita de cerca de 350 toneladas. O investimento no plantio do pimentão é de aproximadamente R$ 200 mil.
“Nossa produção, de aproximadamente 75 mil pés de pimentão verde, chega aos estados do Nordeste, do Sul, além de todo o Sudeste. A colheita começa daqui a 60 dias e vai durar sete meses. Com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, nossa expectativa é expandir o plantio a outras culturas, como abóbora, milho, entre outros produtos, produzindo o ano inteiro”, diz Jovane.
Tomate
Outra cultura que teve plantio iniciado há poucos dias é a do tomate, da qualidade Longa Vida. Com 120 mil mudas plantadas, a produção deve chegar a 300 toneladas. O custo da plantação do tomate é maior, alcançando um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, com colheita entre os meses de maio e novembro. “Começamos a produzir tomate em 2006, com 15 mil pés. Hoje chegamos a 150 mil pés”.
Para o secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha, Douglas Pinheiro, o cenário da cadeia produtiva rural canela-verde é promissor.
“Estamos trabalhando para dar o suporte necessário para auxiliar o homem do campo em Vila Velha. Vamos dinamizar o setor para que a população canela-verde tenha acesso a produtos de qualidade a preços acessíveis”.