Nos Estados Unidos, brasileiro é detido por liderar rede de contrabando de migrantes

Um brasileiro foi detido pelas autoridades dos Estados Unidos sob suspeita de integrar um esquema de tráfico de migrantes.

Um brasileiro foi detido pelas autoridades dos Estados Unidos sob suspeita de integrar um esquema de tráfico de migrantes. Segundo o Departamento de Justiça (DoJ, na sigla em inglês), ele seria peça-chave de uma rede que facilitava a entrada irregular de estrangeiros no país por meio da fronteira com o México.

A prisão ocorreu na quarta-feira (26), em Worcester, no estado de Massachusetts. O suspeito foi identificado como Flávio Alexandre Alves, que também utilizava o nome Ronaldo. A acusação formal é de “conspirar para trazer estrangeiros e transportar estrangeiros dentro dos Estados Unidos com o propósito de ganho comercial ou financeiro em violação à lei”.

As investigações revelam que Alves já havia sido condenado anteriormente por contrabando de pessoas e deportado. Apesar disso, teria retornado ilegalmente ao território americano. A audiência de custódia está prevista para esta sexta-feira (28).

Como funcionava o esquema?

A ação do brasileiro não era isolada. Outras quatro pessoas foram detidas em cidades da Pensilvânia – Pittsburgh e Harrisburg – por suposta ligação com a mesma organização. Elas responderão por violações administrativas relacionadas à imigração.

O Departamento de Justiça aponta que Alves “conspirou com outros para transportar estrangeiros do Brasil, através do México, e depois para os Estados Unidos”. Uma vez dentro do território americano, os migrantes recebiam apoio logístico do grupo.

Alves supostamente comprou passagens aéreas para os estrangeiros para outros destinos nos EUA. Alves também supostamente transferiu dinheiro dos Estados Unidos para estrangeiros e contrabandistas localizados no México para pagar despesas associadas ao trânsito para os Estados Unidos e cobrou taxas de estrangeiros por serem contrabandeados para os Estados Unidos”, afirma o órgão.

Entre maio de 2021 e agosto de 2022, ele teria adquirido mais de 100 passagens de avião para voos internos e enviado centenas de milhares de dólares em remessas. A origem e o destino desses recursos seguem sob apuração.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Leia também: EUA: homem que matou 23 pessoas pode evitar pena de morte por meio de acordo

O post Nos Estados Unidos, brasileiro é detido por liderar rede de contrabando de migrantes apareceu primeiro em Perfil Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.