O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou, em entrevista televisiva concedida na quarta-feira (26), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “vai morrer logo”. A fala foi feita no momento em que Zelensky reforçava pedidos para que os países aliados mantenham as sanções contra Moscou.
Durante a entrevista, o líder ucraniano mencionou o que considera os maiores temores de Putin: a perda de poder e o avanço da idade. “A segunda coisa que ele (Putin) teme é a perda de poder. Isso depende da estabilidade da sociedade, mas também da idade dele. Ele vai morrer logo, isso é fato. Tudo vai acabar então”, afirmou.
A declaração foi dada em um contexto de pressão diplomática, no qual Zelensky busca manter o apoio internacional diante da continuidade da guerra e da resistência russa em aceitar um cessar-fogo.
Putin teme o fim de sua trajetória política?
Ainda segundo Zelensky, Putin estaria preocupado com o colapso de sua imagem histórica. “Quero dizer, a questão sobre ele, tudo pode acabar antes que sua – por assim dizer – vida histórica absolutamente segura e malsucedida acabe. É disso que ele tem medo”, acrescentou o presidente ucraniano.
A entrevista foi concedida em Paris, após uma reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron. No encontro, Zelensky disse esperar que os Estados Unidos exerçam pressão suficiente para que a Rússia aceite um cessar-fogo sem imposições.
Pouco antes da fala de Zelensky, Moscou havia apresentado condições para interromper os ataques na região do Mar Negro. A proposta envolvia interlocução com Washington, mas sem avanços concretos até o momento.
O posicionamento do presidente ucraniano reforça o tom crítico que tem adotado em relação a Putin desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Em meio à guerra, Rússia recorre a tática milenar: uso de cavalos e burros
O post Zelensky prevê morte de Putin em breve e cita idade como fator apareceu primeiro em Perfil Brasil.