O projeto de revitalização da Praça dos Pescadores, no Bairro da Barra, teve alguns detalhes anunciados pela prefeitura de Balneário Camboriú nesta semana. O local vai ganhar um boulevard com pequenas operações comerciais.
Segundo o diretor-presidente da BC Investimentos, Fábio Fiedler, o novo atrativo está no mesmo projeto da concessão para regularizar o uso da Passarela. A finalização do projeto e a abertura da nova licitação devem acontecer dentro de 90 dias. Os valores ainda não foram revelados pela BC Investimentos.
- Compartilhe a notícia no WhatsApp
“Nós revitalizarmos a praça com pequenas operações comerciais que vão estruturar os eventos que já acontecem ali e vão dar ao futuro concessionário que vai cuidar tanto da passarela, quanto da praça do boulevard, a oportunidade de fazer mais atrações culturais, de fazer mais atrativos que podem ser inclusive turísticos naquele espaço”, contou Fiedler.
Ele relatou que uma das intenções do boulevard será preservar as características da cultura local. No local serão oferecidas experiências gastronômicas e culturais.
“No termo de referência que vai ser encaminhado para a Secretaria de Compras fazer a licitação, nós vamos estabelecer as premissas. Todas aquelas que tenham as características de valorização da cultura do bairro da Barra. Para a revitalização da praça não vai poder ter um comércio de vestuário, mas obviamente pode ter um comércio gastronômico que tenha contato com o rio ou que tenha contato com a passarela e assim por diante”, detalhou o diretor-presidente.
passarela terá manutenção garantida
A manutenção da Passarela da Barra vai ficar por conta da empresa que ganhar a licitação para também gerir a Praça dos Pescadores. De acordo com Fiedler, dessa forma devem ser garantidos boa qualidade em um espaço turístico limpo, vigiado, com segurança e funcionando 24 horas.
“Primeiro nós vamos garantir as características atuais para qual ela foi idealizada, ou seja, o acesso irrestrito, público e gratuito das pessoas de um lado para o outro da passarela. Nós vamos garantir isso com qualidade, porque hoje a gente sabe que é muito difícil mantê-la, os custos da passarela são altos. A expectativa é que nós formatemos algo que transforme a passarela, não só no espaço comercial, mas no espaço de atrativo turístico”, afirmou o diretor-presidente da BC Investimentos.
Segurança jurídica
Fiedler também esclareceu que a licitação dará também a segurança jurídica que até hoje a Passarela não tem. “Com ela a gente vai conseguir finalizar o nosso contrato entre a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e o município sobre o uso da passarela, que até hoje ela nunca teve, ou seja, a passarela funciona de forma irregular desde a sua criação até hoje.”
Mercado público não teve interessados
Fiedler explicou que a ideia anterior para a Praça dos Pescadores era um mercado público, mas a licitação foi lançada duas vezes e acabou deserta. Isso significa que nenhuma empresa privada teve interesse no investimento.
No primeiro momento, a licitação contemplava apenas o mercado público. Segundo Fiedler, com a falta de interesse, houve estudos para incluir a Passarela no mesmo projeto, no entanto não houve viabilidade financeira. O projeto do mercado público custaria cerca de R$ 20 milhões.
“A gente afastou de primeira monta a questão do mercado público, nós vamos pegar só a passarela e a praça da Barra, que precisa ser revitalizada, melhorada, arrumar o entorno da Casa Linhares, garantir que a gente tenha uma boa estrutura”, explicou.
Segundo ele, um dos questionamentos em relação ao mercado público seria a arquitetura, que não teria identidade com o restante do bairro. Futuramente, o projeto pode ser transferido para outro ponto da cidade.