É possível trocar a correia dentada banhada em óleo por corrente?

Toda vez que o assunto da correia dentada banhada a óleo vêm a tona, muitos questionam se não podem simplesmente trocar o item por uma corrente. Essa solução é encontrada hoje nos motores de 3 cilindros da Chevrolet e no 2.0 turbodiesel da Ford.

A escolha pela correia dentada banhada a óleo vem no início do projeto de um motor. Ela gera menos atrito e também é mais silenciosa, o que ajuda a aumentar a eficiência de um motor.

Peugeot 208
O motor 1.2 usado pela Peugeot e pela Citroën pode ser convertido (Foto: Peugeot | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

  • Quanto custa trocar a correia dentada banhada a óleo da Chevrolet? Respondemos!
  • Correia dentada banhada a óleo é problema só para quem não cuida
  • Correia dentada banhada a óleo foi banida dos EUA? Explicamos!

Só isso já inviabiliza a troca dela por uma corrente pelo proprietário em uma oficina. Seria necessário produzir polias sob medida e uma corrente com o tamanho correto.

Quem poderia realizar tal troca é a própria engenharia da montadora. O motor 1.2 Puretech da antiga PSA vinha com correia dentada banhada a óleo, durante 2023 esse propulsor foi atualizado para trabalhar com corrente metálica.

Isso foi feito com o lançamento da terceira geração desse motor, que também contou com outras mudanças. Hoje existem kits de conversão para trocar a correia dentada banhada em óleo pela corrente, usando essas peças da versão mais atual do 1.2 Puretech.

new fiesta ecoboost style exterior 1
Existe kit de corrente para aquele 1.0 turbo que foi usado pelo Fiesta (Ford | Divulgação)

A Ford também converteu seu motor 1.0 turbo de três cilindros para trabalhar com corrente em 2020. Ele só veio para o Brasil no Fiesta. Na Europa existe o kit de conversão para corrente, também usando peças originais.

Esse motor 1.0 turbo da Ford manteve uma correia dentada banhada a óleo para tocar a bomba do lubrificante, para isso não existe conversão. Não existe essa modificação para o motor 2.0 diesel usado por aqui na Ranger e na Transit.

Já o motor de três cilindros da General Motors, usado aqui pelo Onix, Tracker e Montana, não possui versões com corrente. E também não há kits de conversão para ele.

Já desmentimos sobre ter uma versão com corrente desse motor no México e nos EUA. Nesses mercados existe um motor 1.3 com essa solução, que é diferente dos 1.0 e 1.2 que conhecemos. Por isso, sua corrente de sincronização não serve em nossos motores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.