Você limpa o seu celular com frequência? E não estou falando em tirar aquelas marcas de dedo, mas sim em uma higienização de verdade. As empresas do setor, aliás, recomendam que você faça isso. E com certa regularidade.
Um dos motivos é que o seu smartphone vive sujo – e pode se tornar um verdadeiro depósito de bactérias. É o que mostra uma pesquisa de 2017.
Leia mais
- 7 consequências surpreendentes de não manter seu ar-condicionado limpo
- Como limpar completamente o notebook
- Governo lançará guia com recomendações sobre uso de celulares por crianças e adolescentes
Os cientistas analisaram diversos aparelhos de alunos do Ensino Médio da Estônia. Os testes encontraram cerca de 17 mil cópias de genes bacterianos! Isso significa que os celulares podem ter até 10 vezes mais bactérias do que assentos sanitários.
Ok, a grande maioria desses germes não são nocivos à nossa saúde. Muitos deles vivem na pele – e acabamos fazendo a transferência para a tela do celular por causa do touchscreen. Aliás, passamos também o óleo que o nosso corpo solta naturalmente (e é por isso que ficam aquelas marcas de digitais).
Bom, esses motivos são mais do que suficientes para você começar a limpar o seu smartphone. Agora, é importante destacar que isso não pode ser feito de qualquer jeito.

A maneira correta, segundo especialistas
- A Federal Communications Commission (FCC), uma agência reguladora dos EUA, sugere que você limpe seu telefone pelo menos uma vez por dia.
- A recomendação é que você consulte as orientações do fabricante – e quase todos eles adotam procedimentos similares.
- O primeiro passo é desligar o dispositivo antes de limpá-lo.
- Use, então, um pano sem fiapos levemente umedecido com água e sabão.
- A preferência é que esse pano seja de microfibra ou 100% algodão.
- Tem muita gente que utiliza álcool – ele, no entanto, pode danificar os revestimentos protetores que impedem que óleo e água danifiquem sua tela.
- Evite também outros produtos de limpeza pesada, principalmente aqueles que contenham alvejantes.

Mais dicas
Uma dica importante é que você deve manter líquidos e umidade longe de quaisquer aberturas no dispositivo. Isso mesmo nos aparelhos à prova d’água – o selo de proteção serve para acidentes e não para banhos frequentes.
Os especialistas também dizem que você não pode usar papel toalha para limpar telas, pois existe o risco de deixar arranhões.
Grãos de areia e pequenas partículas também podem causar esses arranhões. Nesse caso, o ideal seria retirá-los com uma fita adesiva – passar um pano pode arrastar esses grãos, riscando a superfície do smartphone.
Gostou das dicas? Você pode ler mais delas – e sobre outros aparelhos – nesta página do Olhar Digital.
As informações são do CNet.
O post Qual o jeito certo de limpar o celular? Veja essas dicas apareceu primeiro em Olhar Digital.