Especialistas em furtar objetos de dentro de carros são presos em Vitória

Suspeitos de uma associação criminosa especializada em furtar objetos de dentro de carros foram presos pela Guarda Municipal de Vitória, com apoio da Polícia Civil. Segundo as investigações, os materiais furtados eram enviados para outros estados via Correios.

Mais detalhes sobre as prisões serão repassados ainda nesta quarta-feira (26), durante entrevista coletiva. Porém, já se sabe que os suspeitos fazem parte de uma quadrilha criminosa que vem sendo investigada pela polícia capixaba desde 2024.

A prisão mais recente aconteceu em janeiro de 2025, quando um motoqueiro, especialista neste tipo de arrombamento, foi flagrado pela Guarda da capital, pelo sistema de videomonitoramento. O homem, que já estava sendo monitorado, foi detido na altura da Avenida Leitão da Silva, em Santa Lúcia.

Veja como o suspeito agia:

“Ele ia em locais onde tinha estacionamento: Praça do Papa, Curva da Jurema, os bolsões de Camburi, quebrava os vidros e furtava o material lá dentro. Normalmente, o material tinha valor. Em um desses furtos, dentro de uma bolsa tinha um Macbook de R$ 4.500. Esse era o modus operandi. Quando a gente teve essa informação, a Inteligência conseguiu chegar nele e no outro dia a gente fez a prisão”, disse, na época, Amarílio Boni, Secretário de Segurança Urbana.

Os levantamentos da Gerência de Inteligência da Guarda apontam, pelo menos, seis crimes em que o suspeito teria atuado da mesma forma. Algumas veze ele quebrava os vidros sem sequer sair de cima da moto. “Ele pega os bens e deixa o local com a motocicleta”, descreveu o secretário.

Um dos crimes foi em 17 de dezembro, quando o suspeito levou uma mala e uma mochila de um carro estacionado na Rodovia Norte e Sul, em Jardim Camburi. Em 27 de dezembro, ele quebrou o carro de um casal de turistas, em Jardim da Penha, e saiu sem levar nada.

Boni também chama a atenção para a necessidade do registro desses crimes. “Sabemos que muitas vítimas acabam por não registrar esse tipo de dano quando não há objeto levado. No entanto, quero reforçar a importância de registrar o boletim de ocorrência pois colaboram com a atuação tanto ostensiva quanto de retirada desses indivíduos das ruas”, concluiu o secretário municipal de Segurança Urbana.

>> Saiba mais: Motoqueiro especialista em arrombar carros é detido pela Guarda de Vitória

Adicionar aos favoritos o Link permanente.