O Kit relação da moto é um dos grandes responsáveis por fazê-la rodar, já que é ele quem transmite a rotação do motor para a roda traseira. Formado por: pinhão, coroa e corrente, este item exige simples cuidados que fazem total diferença na durabilidade e vida útil.
VEJA TAMBÉM:
- [VÍDEO] Rodamos na Honda CG 160 Titan 2025
- Moto Usada: 10 pontos sobre a Honda CG 125 2018
- Yamaha lança novas naked da família MT no mercado brasileiro
- 5 dicas para aumentar a vida útil do kit relação da moto
1 – Dicas para aumentar a vida útil do kit relação da moto: inspeção

O primeiro passo para manter o kit relação da moto em dia é a inspeção frequente. Pode parecer uma dica boba e óbvia, mas tudo começa com isso, além de que muitos condutores rodam sem se preocupar e param para verificar o estado da corrente, coroa e pinhão apenas quando há algo errado.
- Na hora de olhar o estado da relação, o condutor deve certificar-se sempre se a corrente está em perfeito estado ou com o desgaste normal, limpa e lubrificada.
2 – Limpeza

A limpeza da corrente vem logo em seguida. De tempos em tempos é comum que os componentes da relação acumulem impurezas visíveis ou não, estas geram atrito nas partes internas do elo da corrente e também entre as engrenagens, diminuindo a vida útil da relação da moto.
O condutor deve sempre manter o equipamento limpo para prevenir o desgaste precoce das partes, utilizando produtos próprios para tal (produtos químicos muito agressivos também podem comprometer a vida útil do kit relação, principalmente no caso de correntes com retentores).
Basta desengraxante, água e sabão neutro para limpar a corrente da moto. O desengraxante tira as sujeiras mais impregnadas e a água e sabão vão lavar tudo da relação. Todos os itens, coroa, corrente e pinhão, devem ser limpos.
3 – Dicas para aumentar a vida útil do kit relação da moto: lubrificação

Com o kit relação da moto limpo o condutor deve obrigatoriamente realizar a lubrificação da corrente. Assim como a limpeza, não há um intervalo determinado e o importante é que o item esteja sempre lubrificado, pois é isso que garante que as partes metálicas da própria relação não apliquem atrito demasiado e acelerem o desgaste das peças. Motociclistas com uso médio da moto costumam fazer essa “manutenção” semanalmente.
- Importante lembrar que caso o piloto passe por trechos de chuva ou pista molhada, a limpeza e/ou lubrificação devem ser feitas imediatamente após o percurso ou antes da próxima viagem.
- Não é necessário limpar a corrente todas as vezes que for lubrificar, mas tudo deve estar nos conformes para receber as manutenções.
4 – Manutenção

O aperto da corrente é a mais “complexa manutenção” do kit relação da moto. Conforme o desgaste das partes, a corrente vai ficando mais frouxa e necessita de ser esticada.
- Para esta manutenção o condutor dever, com as ferramentas adequadas: afrouxar a porca do eixo traseiro da moto; girar os parafusos dos esticadores de corrente em ambos os lados da balança traseira, mantendo a roda alinhada e esticando a corrente; manter as marcações da tensão da corrente iguais em ambos os lados, e por fim apertar novamente a porca do eixo.
- A corrente da moto deve ter uma folga padrão que é especificada pelo manual de cada modelo.
Manter a corrente esticada no ponto certo garante que o quite relação sofra as tensões corretas do motor e assim mantenha sua vida útil. Além disso, uma corrente frouxa pode se soltar e comprometer a segurança do condutor.
5 – Dicas para aumentar a vida útil do kit relação da moto: pilotagem

Por fim, até a condução da moto pode influenciar na vida útil do kit relação da corrente da moto. Pilotos que utilizam a moto de forma muito agressiva, trocando de marchas bruscamente, em giros altos, forçando muito o freio motor na hora da redução, dentre outros, exigem muito da transmissão da motocicleta e assim também a relação. O giro alto também desgasta mais o kit transmissão, já que faz com que ela gire mais.
- 5 dicas para aumentar a vida útil do kit relação da moto
- Inspeção
- Limpeza
- Lubrificação
- Manutenção
- Pilotagem