A SCGÁS implantou a primeira Usina Solar em Santa Catarina, composta por 202 painéis fotovoltaicos, ao lado da ETC-5, na cidade de Tijucas. O investimento de R$ 475 mil deve gerar um retorno financeiro em até quatro anos.
- Compartilhe esta notícia no Whatsapp
Com uma geração anual estimada de 146.525 kWh, a usina poderá reduzir em até 65% os custos com energia, resultando em uma economia de aproximadamente R$ 140 mil no primeiro ano. Toda a eletricidade produzida será injetada na rede da CELESC, gerando créditos para compensação em 40 unidades consumidoras da SCGÁS.
Os painéis foram instalados em um terreno de 522 m² cedido pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A iniciativa também marca a adesão da empresa ao Programa Energia Boa, do Governo de Santa Catarina, que incentiva o uso de fontes renováveis, impulsionando o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a preservação ambiental.
Com a Usina Solar em operação, a SCGÁS pretende ampliar os benefícios econômicos e ambientais, além de avaliar futuras expansões e novas soluções para eficiência energética e descarbonização de suas operações.