Quarenta e cinco escritores de Colatina compõem a antologia “Poetas do Rio Doce – Caravana Combiousa”. O livro da Editora Cousa será lançado na próxima sexta-feira, dia 28 de março, às 16h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Colatina. A obra será distribuída gratuitamente durante o lançamento, quando haverá autógrafos, declamações com os autores e um slam de encerramento.
“O livro traz uma diversidade de vozes muito interessante, desde escritores consagrados como Fernando Achiamé, Getúlio Neves, Adilson Vilaça e Alexander Pandini, até uma leva de novos escritores muito poderosos da cena contemporânea. É um livro que vai ter impacto”, destaca Saulo Ribeiro, editor da obra junto com Gabriel Nascimento.
“Apesar de levar o nome de Poetas do Rio Doce, estamos falando num sentido muito amplo, pois além de poesia tem muita prosa, muito conto de qualidade. Alguns escritos são memorialistas, sobretudo com memórias sobre o rio, antes de passar pela tragédia que ele passou, também é um registro histórico desse tempo”, relata o editor.
Os autores que têm texto publicados são, por ordem alfabética: Adilson Vilaça, Adriana Araújo, Alex Giacomin, Alexandre Correa de Oliveira Santos, Alexsander Pandini, Ana Carolina Zortea, Anderson Vieira, Any Pardim ,Armando Herculano Ribeiro da Costa, Astelar Climaco, Banana Maluca, Breno Cosme, BSH DO RAP, Carlos Pascoal do Nascimento, Carolina Maria Palácios de Souza, Dimas Deptulski, Domingos Sálvio Fiorot, Douglas Gomes Silva, Fernando Antônio de Moraes Achiamé, Gerciana Henrique de Assis Zamprogno, Gislene Oliveira, Handerson Taylor Strey, Isaque Velloso Marcelino, Ivanete Eleotério Pinto, Jacimar Berti Boti, Karina Aguieiras Cortat, Lavínia Siqueira, Lilia Márcia de Alvarenga Lourete, MaraEliza, Marcus Baikal, Maria Emilia dos Santos Santos, Maria Isolina de Castro Soares, Matinho Raasch Júnior, Mayara Caetano, Rafael Rosa, Ramon Linhalis, Renata Santos, Renato Sabaini, Santi, Simone Kuster Mitre, Suely de Fátima Selvatici Zanotelli, Thiaguera, Vaninho Viana, Vicente Mendes e Zião Clarice Dionísio.
Caravana Combiousa
Em 2024, como estratégia de formação cultural, sensibilização e divulgação, o projeto Caravana Combiousa – Poetas do Rio Doce realizou oficinas de Escrita Poética e Escrita em Prosa, com foco no público jovem de Colatina.
O objetivo do projeto é promover a formação literária, estimular o amor pelos livros e incentivar a produção literária no município, além de fomentar a circulação literária, os escritores locais e o mercado editorial capixaba como um todo, culminando na publicação da coletânea.
O projeto tem apoio da Fundação Renova, Prefeitura Municipal de Colatina, Centro de Referência das Juventudes de Colatina e Governo do Estado.
Sobre a Editora Cousa
Com mais de 15 anos de trajetória, a editora Cousa tem construído uma importante trajetória no cenário da literatura independente, com um catálogo de mais de 300 livros publicados, sendo cerca de 80% deles de autores capixabas, apesar de também incluir nomes nacionais e internacionais, tendo inclusive um de seus livros conquistado o Prêmio Jabuti, mais importante da literatura brasileira.
Além da edição e publicação, a Cousa tem investido cada vez mais na difusão literária criando estratégias criativas para alcançar os leitores. A editora se distingue por suas iniciativas inovadoras na promoção da literatura, como palestras em escolas públicas, saraus literomusicais, songbooks, cineclubes e doações de livros.
Uma das ações de maior destaque é a Combiousa, um Kombi do ano 2005 que foi adaptada para se tornar uma biblioteca e centro cultural itinerante, percorrendo o Espírito Santo e estados vizinhos para propagar cultura por meio de caravanas literárias.