Hamas divulga novo vídeo com reféns israelenses

O grupo terrorista Hamas divulgou, nesta segunda-feira, 24, um vídeo de propaganda no qual os reféns israelenses Elkana Bohbot e Yosef-Haim Ohana aparecem fazendo apelos pela fim dos ataques de Israel a Gaza.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

No vídeo, ambos os reféns expressam preocupação com a continuidade do conflito e pedem que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em meio a uma crise política, tome medidas para garantir sua segurança. Eles clamam por uma interrupção das operações militares para facilitar negociações.

View this post on Instagram

A post shared by Israel Defense Forces (@idf)


As imagens foram divulgadas em um momento de escalada das hostilidades entre o Hamas e as Forças de Defesa de Israel (FDI), que continuam a realizar ataques aéreos e terrestres em Gaza.

Na quarta-feira, 19 de março, as FDI retomaram operações terrestres no centro e no sul da Faixa de Gaza. No mesmo dia, outros ataques aéreos foram realizados.

Israel usou como argumento para a retomada dos ataques o fato de o Hamas não estar colaborando na busca de acordo pela libertação dos 59 reféns restantes.

“Isso [o retorno dos ataques] segue a recusa repetida do Hamas em liberar nossos reféns, bem como sua rejeição a todas as propostas que recebeu do enviado presidencial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e dos mediadores”, declarou o gabinete do primeiro-ministro.

A situação voltou a um impasse depois do fim da primeira etapa do cessar-fogo, iniciada em 16 de janeiro e encerrada em 1º de março, com a devolução de 33 reféns (oito corpos) do Hamas e mais de mil prisioneiros palestinos, por parte de Israel.

As operações militares israelenses têm como objetivo destruir infraestruturas do Hamas, entre as quais veículos de transporte usados pelo grupo. Recentemente, a FDI relatou a destruição de mais de 100 picapes que estavam sendo utilizadas por combatentes do Hamas. Muitas delas, inclusive, foram utilizadas no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deu início à guerra.

Há ainda informações de que o exército israelense destruiu um batalhão do Hamas, resultando na morte de membros do grupo. Neste domingo 23, integrantes do grupo terrorista confirmaram que um ataque aéreo de Israel a Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, matou um dos líderes políticos do Hamas, Salah al-Bardaweel,

Ataques dentro e fora de Israel

A intensificação dos ataques reflete a determinação de Israel em desmantelar a rede militar do Hamas. Os alvos são os terroristas. A intenção é deixar o grupo cada vez mais acuado, para que ceda e liberte os reféns, segundo o governo israelense.

Enquanto isso, a comunidade internacional, incluindo o Egito e outros mediadores, tenta intermediar uma trégua entre as partes. O governo egípcio apresentou, nesta segunda-feira, uma nova proposta de cessar-fogo.

O Hamas, de acordo com a proposta, liberaria alguns dos reféns em troca de uma pausa nas hostilidades e maior acesso à ajuda humanitária para os palestinos em Gaza.

O impacto do conflito não se limita à região. No mesmo dia, o exército israelense interceptou dois foguetes lançados em direção à cidade de Sderot, enquanto também abateu um míssil de origem houthi que havia sido lançado de fora de Israel.

Também nesta segunda-feira, um atentado terrorista do Hamas resultou na morte de um idoso de 75 anos. O ataque ocorreu próximo à cidade de Yokneam, norte do país, e também deixou vários feridos, entre eles um militar.

Leia mais: “Hamas comemora ataque terrorista contra Israel”

O agressor tentou atropelar pessoas que aguardavam em um ponto de ônibus, no cruzamento de Tishbi, na Rodovia 66, ao sul de Haifa. Em seguida, ele esfaqueou o soldado e tomou sua arma, abrindo fogo contra veículos na rodovia. Autoridades israelenses afirmaram que o terrorista foi “neutralizado.”

O post Hamas divulga novo vídeo com reféns israelenses apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.