Os motoristas que hoje necessitam passar pelo Centro de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, farão um novo caminho em breve. Um projeto do Governo do Estado prevê a construção do Contorno de Santa Teresa, com ligação da ES-261 à ES-368, passando nas proximidades do bairro Vila Nova. A obra tem projetos para a construção de contornos rodoviários em Santa Teresa e Santa Leopoldina.
Com ruas estreitas e casarões antigos, que contam a história dos primeiros imigrantes italianos que povoaram a cidade, Santa Teresa deverá ter suas características preservadas com o novo contorno.
Rua do Lazer
A rua Coronel Bonfim Júnior, também conhecida como Rua do Lazer, reúne o centro gastronômico e cultural da cidade. Nessa via está concentrado um conjunto arquitetônico rico que abriga diversas opções com boa comida, música de qualidade, arte e cultura.
Em paralelo a todo esse movimento está a necessidade dos caminhoneiros, que precisam transitar pela via. Os caminhões passam carregados pelo local para descarregar na Ceasa, ou para abastecer os Centros de Distribuições (CD) da Grande Vitória.
A obra do contorno busca reduzir a circulação de veículos pesados no Centro Histórico da cidade, preservando seu patrimônio cultural e melhorando a fluidez do trânsito local.
Financiamento e Planejamento
As obras já foram aprovadas pelo Banco Mundial, que destinaram US$ 162,4 milhões (aproximadamente R$ 919,8 milhões) para a melhoria da infraestrutura rodoviária no Estado. Esses investimentos estão inseridos no Plano Estratégico de Desenvolvimento 2030 do Espírito Santo.
O Contorno de Santa Teresa prevê a ligação da ES-261 à ES-368, passando nas proximidades do bairro Vila Nova.
Para o Contorno de Santa Leopoldina a proposta é iniciar a via na ES-080, cruzar a ES-264 e reconectar-se à ES-080 próximo ao Parque do Vale da Lua. Essa intervenção pretende desviar o tráfego de tráfego do centro urbano, garantindo mais segurança e conforto aos habitantes.
Impacto Esperado
A implementação desses contornos rodoviários visa desviar o tráfego pesado das áreas centrais, com a expectativa de reduzir os congestionamentos, com aumento da segurança viária e preservação do patrimônio histórico das cidades envolvidas.
*Com informações de O Colibri