Projeto rodoviário visa preservar Centro Histórico de Santa Teresa; saiba mais

Os motoristas que hoje necessitam passar pelo Centro de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, farão um novo caminho em breve. Um projeto do Governo do Estado prevê a construção do Contorno de Santa Teresa, com ligação da ES-261 à ES-368, passando nas proximidades do bairro Vila Nova. A obra tem projetos para a construção de contornos rodoviários em Santa Teresa e Santa Leopoldina.

Com ruas estreitas e casarões antigos, que contam a história dos primeiros imigrantes italianos que povoaram a cidade, Santa Teresa deverá ter suas características preservadas com o novo contorno.

Rua do Lazer

A rua Coronel Bonfim Júnior, também conhecida como Rua do Lazer, reúne o centro gastronômico e cultural da cidade. Nessa via está concentrado um conjunto arquitetônico rico que abriga diversas opções com boa comida, música de qualidade, arte e cultura.

Em paralelo a todo esse movimento está a necessidade dos caminhoneiros, que precisam transitar pela via. Os caminhões passam carregados pelo local para descarregar na Ceasa, ou para abastecer os Centros de Distribuições (CD) da Grande Vitória.

A obra do contorno busca reduzir a circulação de veículos pesados no Centro Histórico da cidade, preservando seu patrimônio cultural e melhorando a fluidez do trânsito local.

Financiamento e Planejamento

As obras já foram aprovadas pelo Banco Mundial, que destinaram US$ 162,4 milhões (aproximadamente R$ 919,8 milhões) para a melhoria da infraestrutura rodoviária no Estado. Esses investimentos estão inseridos no Plano Estratégico de Desenvolvimento 2030 do Espírito Santo.

O Contorno de Santa Teresa prevê a ligação da ES-261 à ES-368, passando nas proximidades do bairro Vila Nova.

Para o Contorno de Santa Leopoldina a proposta é iniciar a via na ES-080, cruzar a ES-264 e reconectar-se à ES-080 próximo ao Parque do Vale da Lua. Essa intervenção pretende desviar o tráfego de tráfego do centro urbano, garantindo mais segurança e conforto aos habitantes.

Impacto Esperado

A implementação desses contornos rodoviários visa desviar o tráfego pesado das áreas centrais, com a expectativa de reduzir os congestionamentos, com aumento da segurança viária e preservação do patrimônio histórico das cidades envolvidas.

*Com informações de O Colibri

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