Biólogo registra cervo próximo a incêndio no Pantanal Sul; veja vídeo


Animal foi encontrado nas margens do Rio Miranda e conseguiu escapar das chamas. VÍDEO: cervo-do-pantanal é flagrado próximo a incêndio no Mato Grosso do Sul
Um cervo-do-pantanal foi registrado na última quarta-feira (7) bem próximo a uma área de mata que queimava às margens do Rio Miranda, na região do Passo do Lontra, em Corumbá (MS).
As imagens foram feitas pelo biólogo Gabriel Icterus, que atua com o turismo de observação de aves e vida selvagem no Pantanal desde 2018. O cervo foi visto quando Gabriel fazia um passeio de barco com algumas pessoas, para tentar avistar a onça-pintada.
“Na ida para o passeio, vimos que tinha um incêndio, mas estava pequeno e longe. Então nós passamos, encontramos três onças pintadas (uma mãe com dois filhos) e fotografamos, até que deu o momento de voltar para a pousada”, conta ele.
No entanto, durante o retorno, o vento virou mudou de direção e o fogo que queimava de maneira branda, ganhou força e passou a consumir a vegetação próxima ao rio.
Mata queimando na região do Passo da Lontra, em Corumbá (MS)
Gabriel Icterus
“Chegou um trecho em que a gente não conseguia mais passar, porque a fumaça cobria completamente o rio. Atracamos nas margens dele e ficamos aguardando o vento mudar a direção novamente, para que a gente conseguisse passar”, relata o biólogo.
Um barco da Polícia Militar Ambiental também ficou impossibilitado de navegar neste trecho por conta da parede de fumaça que subia da outra margem.
“Foi um cenário de filmes de terror, completamente apocalíptico, porque nós víamos o fogo e aquela cortina de fumaça e, ao mesmo tempo, vimos alguns animais que estavam ali desesperados, vimos aracuãs, o cervo-do-pantanal, capivaras, todos eles voando ou correndo em meio ao incêndio, tentando fugir daquela situação. Foi uma cena perturbadora de se presenciar”, descreve Gabriel.
Cervo-do-pantanal foi visto tentando escapar das chamas no Pantanal Sul
Gabriel Icterus
O cervo-do-pantanal foi visto saindo da área de incêndio pelo biólogo, aparentando estar perdido. Após alguns momentos margeando o rio, o animal conseguiu sair do local e ir para outro que já tinha queimado.
De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o estado de conservação do cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é considerado Vulnerável (VU).
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.