Carros com motor de moto! E andam mais que o seu 4 cilindros…

Se parar para pensar direitinho, motor é motor! Não existe essa de “motor de carro”, é um motor que está em um carro. Você pode pensar que é uma verdade muito grosseira, mas saiba que nem as maiores fabricantes do mundo se restringem a isso. Para soluções simples e rápidas, várias se sujeitaram a, por exemplo, carros com motores de moto.

VEJA TAMBÉM:

  • Por que o Mercedes-Benz Classe A não terá sucessor?
  • Yamaha lança novas naked da família MT no mercado brasileiro
  • Royal Enfield Shotgun 650: como é pilotar a ‘escopeta’ sobre rodas

Embora não sejam tão comuns, existe sim uma certa variedade de carros que utilizam ou utilizaram motores de motocicletas. A maioria deles mais antigo e como uma solução para a mobilidade urbana e econômica.

1 – Carros com motor de moto: Morgan 3 Wheeler

Morgan 3 Wheeler

O pequeno esportivo da clássica fabricante Morgan chegou ao mercado no início de 2012, sob o intuito de remeter seus entusiastas aos antigos clássicos de corrida do início dos anos 1990.

Por mais que para este artigo ele se destaque como um carro com motor de moto, seu grande destaque é possuir três rodas, sendo estas duas no eixo frontal e uma na traseira – como um triciclo invertido.

Mar voltando ao populsor, este carro com motor de moto contava com um S&S X-Wedge V-Twin de 1983 cm³ produzido pela S&S Cycle, uma fabricante eestadunidense especializada em motos custom como a Harley-Davidson.

Este V2 de refrigeração simples a ar e óleo foi escolhido pela Morgan por sua estética clássica e desempenho relativamente robusto, alinhando-se ao estilo retrô do veículo. Ele é capaz de uma máxima de 82 cv de potência e 14,3 kgfm de torque. Como cereja do bolo conjunto ainda combina um câmbio manual de 5 marchas do Mazda MX-5.

A linha de 2 rodas da Morgan ainda segue em fabricação, mas agora com o nome Supeer 3 e um propulsor mais potente, de 118 cv – o que é muito para o pequeno de 635 kg.

2 – Honda Z360

Honda Z360

O Honda Z foi um carro ultra-compacto produzido entre 1970 e 1974. Este pequeno era tão mini que levava apenas dois adultos na frente, e o banco traseiro ficava apenas para as crianças.

Sob o capô deste carro com motor de moto um bicilíndrico de  354 cm³, derivado da Honda CB450. Inicialmente sua refrigeração era apenas a ar, como na moto intermediária, porém em 1971 a adição de um radiador para a circulação de água de arrefecimento foi necessário. Ele atingia uma máxima de 31 cv a 8.500 rpm ou 36 cv a 9.000 rpm, dependendo da variante.

O carro era muito leve, pesando apenas 595 kg, e contava com transmissão manual de quatro ou cinco marchas ou automática de duas velocidades.

Apesar de ser um automóvel, o pequeno era vendido nas concessionárias de motocicletas Honda. A sua fabricação terminou em 1974 com a iniciativa da fabricante em produzir um modelo maior, dando início ao reinado do Civic.

3 – Carros com motor de moto: Volkswagen XL Sport

Volkswagen XL Sport

Um pouco mais jovem, porém já com 10 anos desde sua apresentação, temos o VW XL Sport. Este pequeno de design esportivo foi apresentado pela alemão no Salão de Parias de 2014 e chegou na ideia (até então recente) de ser um híbrido.

Ele realmente era econômico, já que com um motor V2 de 1.2 litro derivado da Ducati 1199 Superleggera e um conjunto elétrico auxiliar conseguia autonomia de 111 km/l de diesel. Sua potência era de 200 cv e atingia uma velocidade máxima de 270 km/h.

Segundo a VW, o XL é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos a um giro de 11.000 rpm.

4 – Peel P50

Peel P50

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa enfrentou uma severa crise econômica, o que levou à necessidade de veículos mais acessíveis e compactos. Foi nesse contexto que surgiu o Peel P50, um microcarro britânico produzido entre 1962 e 1965.

  • O Peel P50 foi reconhecido pelo Guinness Book como o menor carro de produção da história. Suas dimensões impressionam: apenas 1,34 metro de comprimento, 98 centímetros de largura e peso de 56 quilos.

Fabricado na Ilha de Man, o Peel P50 foi um triciclo projetado para ser econômico e funcional.

O modelo era equipado com um verdadeiro motor de moto, já que tinha de 49 cm³ e gerava até 4,26 cv de potência máxima. Apesar da simplicidade deste propulsor fabricado pela DKW, o veículo conseguia atingir uma velocidade máxima de 61 km/h.

Mesmo com sua curta produção, o Peel P50 se tornou um ícone da engenharia automotiva minimalista e é até hoje um grande clássico para colecionadores.

5 – Carros com motor de moto: Radical SR1

Radical SR1

O radical SR1 foi um esportivo de corrida compacto inspirado nos protótipos de endurance. Utilizando o motor 4-cilindros em linha da Suzuki Hayabusa, de 1.340 cm³, ele foi o combina baixo peso, alta performance e acessibilidade, sendo voltado para pilotos iniciantes que desejam ingressar no automobilismo de competição.

A primeira versão do modelo entregava 197 cv, mas a potência foi posteriormente ajustada para cerca de 182 cv, permitindo que o SR1 ultrapassasse 220 km/h. Construído sobre um chassi tubular e com carroceria leve, o carro pesa aproximadamente 480 kg.

Além de ser utilizado em track days, o SR1 é a estrela da Radical SR1 Cup, campeonato monomarca voltado para novos pilotos.

Bônus – Bajaj Qute 

Bajaj Qute

Para finalizar um modelo que vem originado de uma marca de motos que chegou ao brasil em 2022, o Bajaj Qute. ele não está no mercado brasileiro, mas é famoso por já ter sido o carro mais barato do mundo.

  • O Qute na prática é um quadriciclo com motor de moto, que conquistou a certificação para circular na Europa.

Apresentado em 2013, o este “carro” com motor de moto iniciou sua produção para exportação em 2017, mas só foi comercializado na Índia em 2019, após o governo do país liberar seu registro como quadriciclo. Seu principal objetivo era substituir os tradicionais “rickshaws”, microtáxis com tração humana ou motorizada, comuns nas grandes cidades indianas.

Este pequeno é equipado com duas portas e um pequeno porta-malas com capacidade para até 20 kg. O modelo pesa cerca de 400 kg e possui 2,75 metros de comprimento, 1,31 de largura e 1,65 de altura. Seu motor, um monocilíndrico de 217 cm³ a gasolina da propria Bajaj, capaz de 20 cv e câmbio automatizado de 5 marchas. Sua velocidade máxima é de 70 km/h, com consumo de 35 km/l.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.