Com a vantagem de ter vencido a primeira partida da decisão de 180 minutos, o Vitória recebeu na tarde deste domingo (23) a equipe do Porto Vitória, na decisão da segunda vaga para a finalíssima do Capixabão 2025. Jogando melhor, mais organizado e ofensivo o Verdão levou a melhor, derrotou o time da casa por 2 a 0, gols de Talysson e Elton Martins, ambos na primeira etapa, reverteu a vantagem e garantiu a disputa contra o Rio Branco, pelo título do Estadual.
Precisando do resultado, o Porto entrou em campo jogando com mais objetividade. O time verde chegou a ser surpreendido aos 8 minutos numa jogada em que Tony conseguiu a finalização. Até os 17 minutos o Porto chegou por três oportunidades próximo da área do Vitória. Aos 20, os visitantes abriram o marcador. Jogada do lateral Thallyson pela esquerda, a bola foi mal rebatida por Gualberto e sobrou para Thainler empurrar para o gol. O Porto seguiu melhor e chegou com perigo aos 40 com Thailer e 45 em falta sofrida por Patrick. Aos 46, saiu o segundo do Porto. Cobrança de falta pela esquerda, por Willian Sotto e Elton Martins fez, de cabeça. O porto conseguia ali, o resultado que precisava para se garantir na decisão.
Segunda etapa
No segundo tempo, o Porto Vitória adotou uma postura mais cautelosa, priorizando a defesa e administrando a vantagem conquistada no primeiro tempo. O Vitória teve dificuldades em buscar oportunidades, apesar das mudanças promovidas pelo técnico Rafael Soriano. Nos minutos finais, o Alvianil se jogou ao ataque e conseguiu uma chegada aos 41, com jogada de Pedro Pires que Wendson não conseguiu completar e aos 46, outra vez com Wendson. Aos 52, Thiago Moura foi derrubado na área e o árbitro marcou simulação. Final, Porto classificado para a final contra o Rio Branco.
Ficha técnica:
Vitória: Paulo Henrique; Caio Ferraz (Foguete) Alex, Abuda, e Geisandro; Gualberto (Pedro Pires), Jonata(Thiago Ramos), e Carlos Vitor (Edinho); Tonoli(Thiago Moura), Tony e Wendson.
Porto Vitória: Aydhan; Thainler, Ferrugem, Nascimento e Willian Simões Thalisson), Henrique Melo (Mateusão), Willian Sotto (Marquinhos) e Alissson; Lessinho, Patrick (Natã) e Elton Martins(Lessinho). Técnico: Rodrigo Chagas.
Arbitragem de Artur Gomes Rabelo, auxiliado Douglas da Silva Moreira e Marcos Felipe Machado. O árbitro de VAR será Dyórgines Padovani, auxiliado por Leonardo Entringer.