A Yamaha apresentou ontem (20) duas atualizações em seu line up de nakeds esportivas, trazendo as novas MT-03 e MT-07. Ambas, modernizadas para se ajustarem com as variantes presentes do mercado exterior, chegam com ajustes na posição de pilotagem, nos conjuntos tecnológicos e também na estética.
VEJA TAMBÉM:
Preços das novas Yamaha MT:
- MT-03 Connected – R$ 33.990
- MT-07 Connected – R$ 57.990
Yamaha MT-03

A primeira a ser apresentada foi a pequena MT-03. Essa bicilindrica foi a que mais ganhou detalhes significativos, pois embora ela permaneça com o seu motor já conhecido de 41,3 cv de potência a 10.750 rpm e torque de 3 kgfm a 9.000 rpm, ela agora conta com uma embreagem assistida e deslizante, deixando as trocas mais fluidas.
Outro diferencial interessante é o novo banco. Mais fino ele é 6 mm menor (nas laterais) e garante que os pés alcancem o chão mais facilmente e também maior domínio da moto com as pernas. O banco do garupa, em contrapartida, está mais largo e confortável para quem vai atrás.
- O modelo também teve uma redução na parte superior, deixando assim o tanque mais próximo da rabeta, “encurtando-a”.
O novo painel da MT-03 traz a tecnologia Conected da marca, permitindo informações oriundas de um smartphone e a visualização de: mapas, chamadas, mensagens e outros. O modelo também é full LED e vem com uma prática tomada USB-A com tampa.
Na estética ela não mudou muito além do novo canhão de luz frontal, possui nova rabeta, mas nada que se compare a mudança de sua irmã maior.
Yamaha MT-07

Atrasada há algumas reações aqui no Brasil, a intermediária da família MT finalmente chegou ao Brasil. Embora, assim como sua irmã, permaneça com o mesmo motor, essa naked ficou mais interessante de conduzir.
Falando da pilotagem, o grande destaque da Yamaha MT-07 está nos ajustes para melhor performance do piloto. Ela está com guidão mais baixo (22 mm), largo (9 mm) e próximo do piloto (9.3 mm) otimizando a condução. O pedal também mudou e está 10 mm mais baixo.
- A nova Yamaha MT-07 finalmente conta com uma suspensão dianteira invertida e na traseira um conjunto monoshock com 7 níveis de pré-ajuste de carga.
Seu painel supera muito do da sua irmã menor e possui: tela colorida de 3 polegadas, diferentes temas, conectividade com smartphone, player de música, navegação por GPS e outros.
Os comandos de acessibilidade e controle do piloto são encontrados no punho esquerdo. Destaque para os botões das setas, estes vêm ajustados com níveis de sensores de toque e identificam quando o condutor quer dar uma seta curta, deixando-a piscando por 3 segundos e a desligando logo após, ou quando o piloto pretende sinalizar por mais tempo. Neste caso, quando o condutor aperta com mais força o pisca fica aceso por 15 segundos ou 150 m.
A rabeta dela também é outra, mas o que mais chama atenção na nova 07 é sua frente, que deixa aquela “cara de medusa” e se adequa aos padrões mais minimalistas da família MT.
Disponibilidade dos novos modelos
Ambas as MT estão disponíveis nas cores branca, preta ou azul. A produção da MT-03 já iniciou na fábrica da japonesa em Manaus e ela chegará às lojas em abril. Já a MT-07 começa a ser fabricada em abril para sua chegada em maio.
Ficha técnica da MT-03
- Motor | DOHC, 8 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
- Potência | Gasolina: 41,3 cv a 10.750 rpm
- Torque | Gasolina: 3,0 kgfm a 9.000 rpm
- Quantidade de Cilindros | 2
- Cilindrada real arredondada | 321 cm³
- Diâmetro X Curso | 68,0 mm X 44,1 mm
- Taxa de compressão | 11,2 : 1
- Alimentação | Injeção eletrônica
- Tipo de combustível | Gasolina
- Sistema de transmissão | Sincronizada, 6 velocidades
- Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido
- Freio dianteiro | Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
- Diâmetro do freio dianteiro | 298 mm (diâmetro externo)
- Freio traseiro | Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
- Diâmetro do freio traseiro | 220 mm (diâmetro externo)
- Sistema de freios | ABS
- Altura mínima do solo | 160 mm
- Distância entre eixos | 1390 mm
- Altura do assento | 780 mm
- Pneu dianteiro | 110/70 R17 M/C (54H) / METZELER
- Pneu traseiro | 140/70 R17 M/C (66H) / METZELER
- Tipo de chassi | Diamante
- Peso Líquido | 168 kg
- Capacidade do tanque de combustível (reserva) | 14,2L
- Comprimento x Largura x Altura | 2090 mm X 755 mm X 1075 mm
- Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross
- Curso da suspensão dianteira | 130 mm (suspensão) / 130 mm (roda)
- Curso da suspensão traseira | 45 mm (suspensão) / 125 mm (roda)
- Transmissão final | Corrente
- Embreagem | Multi-Disco / Úmida
Ficha técnica da MT-07
- Motor | DOHC, 8 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
- Potência | Gasolina: 73,4 cv a 8750 rpm
- Torque | Gasolina: 6,9 kgfm a 6500 rpm
- Quantidade de Cilindros | 2
- Cilindrada real arredondada | 689 cm³
- Diâmetro X Curso | 80,0 mm X 68,6 mm
- Taxa de compressão | 11,5 : 1
- Alimentação | Injeção eletrônica
- Tipo de combustível | Gasolina
- Sistema de transmissão | Sincronizada, 6 velocidades
- Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido
- Freio dianteiro | Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
- Diâmetro do freio dianteiro | 298 mm (diâmetro externo)
- Freio traseiro Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
- Diâmetro do freio traseiro | 245 mm (diâmetro externo)
- Sistema de freios | ABS
- Altura mínima do solo | 150 mm
- Distância entre eixos | 1395 mm
- Altura do assento | 805 mm
- Pneu dianteiro | 120/70 ZR 17M/C (58W) DUNLOP SPORTMAX Q5A
- Pneu traseiro | 180/55 ZR 17M/C (73W) DUNLOP SPORTMAX Q5A
- Tipo de chassi | Diamante
- Peso Líquido | 183 kg
- Capacidade do tanque de combustível (reserva) | 13,6 L (2,0L)
- Comprimento x Largura x Altura | 2065 mm X 780 mm X 1110 mm
- Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross com link
- Curso da suspensão dianteira | 130 mm (suspensão) / 130 mm (roda)
- Curso da suspensão traseira | 55 mm (suspensão) / 130 mm (roda)
- Transmissão final | Corrente
- Embreagem | Multi-Disco | Úmida