A Defesa Civil do Espírito Santo alerta para chuvas fortes nas regiões Sul e Serrana do estado para a noite desta quarta-feira (19), e quinta-feira (20). Dados do boletim meteorológico do sistema ALERTA! indicam que para a noite desta quarta-feira há possibilidade de chuvas intensas e tempestades de raios em diversas regiões do Espírito Santo.
A região do Caparaó, ao sul do estado, deve ser uma das áreas mais afetadas pelas fortes chuvas durante a madrugada, com probabilidade de até 70% de acumulados entre 50 e 70 mm e 40% de chance de volumes entre 70 e 100 mm. Há possibilidades de enxurradas e deslizamentos de terra.
Na Grande Vitória e região Serrana, há previsão de acumulados de chuva entre 80 e 100 mm, o que pode impactar a mobilidade urbana e aumentar o risco de alagamentos, principalmente em áreas com drenagem deficiente.
Mauro Bergamasconi, meteorologista Simepar, explica que mesmo com chuvas fortes, não há condições para chuvas de granizo e rajadas de vento. “Temos alertas do Idap para precipitação intensa para os próximos dias. Não há condições favoráveis para chuvas de granizo e rajadas de vento. Na sexta e sábado as chuvas devem diminuir. Os próximos sete dias indicam 100 mm de precipitação e eventos adversos”, destacou.
Coronel Ferrari ressalta que o SMS serve para alertar sobre o aumento de risco, e não sobre as chuvas. “Temos um protocolo de gestão de risco, e para reforçar, convocamos a imprensa. Caso haja risco alto, enviamos um alerta para o WhatsApp e SMS. O alerta não serve para avisar que vai chover, não chega atrasado, ele serve para alertar sobre o aumento de risco que muitas vezes ocorre já com a chuva acontecendo”.
O Coronel ainda completou. “As secretarias dos municípios já estão sendo orientadas a preparar escolas ou outras áreas para que sirvam de abrigo em áreas que possam ser afetadas pelas fortes chuvas”, enfatizou.
A Defesa Civil ressalta que realizou novos cursos de preparação em desastres e previamente a coletiva realizada hoje, uma reunião de briefing para alinhar planos de ação caso a sejam acionados, e que, a primeira resposta sempre será do Município, tendo como dever de auxiliar em casos extraordinários, a Defesa Civil Estadual.
Em caso de emergência a Defesa Civil Municipal pode ser acionada através de um dos contatos dessa lista. Já a Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionada através do número 193.