Diarreia aguda em Goiás: escolas registram surto da doença


Secretaria confirmou mais de 60 casos em escolas da capital. Superintendente em Vigilância de Saúde reforça colaboração dos pais e responsáveis. Três escolas registram surto de diarreia aguda, em Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Três escolas registram surto de diarreia aguda, em Goiânia, informou a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Segundo a pasta, até o momento, 64 casos da doença foram confirmados nas unidades escolares.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ao g1, Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que os surtos não são na rede municipal. O g1 pediu nota à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM:
O QUE É E COMO TRATAR: Surto de diarreia aguda em Goiás
RELEMBRE: Goiás tem mais de 10 cidades com surto de diarreia aguda
AUMENTO: Goiânia e mais 15 cidades estão com surto de diarreia
Monitoramento
Ao g1, a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES-GO, Grécia Pessoni, explicou que as amostras são analisadas e que, até o momento, não foi possível identificar a causa da doença.
Pessoni destacou ainda que os surtos em Goiânia são em uma escola privada de ensino infantil, pública de ensino infantil e uma pública para jovens e adolescentes. “Elas não têm relação uma com a outra e são monitoradas”, disse.
Goiânia tem mais de 60 casos de diarreia em escolas
Orientações
Em entrevista à TV Anhanguera, a coordenadora do Programa de Saúde na Escola da SME, Marislei Brasileiro, afirmou que as escolas são orientadas a notificar os casos e, no início do ano, receberam cartilhas de ações de prevenção.
“Há um mapeamento e as unidades são orientadas a notificar quando houver mais de três casos. É importante que as ações de prevenção sejam executadas pelos professores, administrativos, gestores e alunos”, afirmou Brasileiro.
Além da coordenadora, a superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, destacou a importância da colaboração dos pais e responsáveis. “Criança doente não deve ir para creche ou escola, procure um médico”, disse.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.