10 músicas essenciais do Hardcore segundo Dave Grohl

Dave Grohl pode ter se tornado mundialmente conhecido por conta do Grunge durante sua passagem pelo Nirvana como baterista, mas o astro da música também já apontou em diversas ocasiões a forte influência que o Hardcore teve no início de sua carreira, inclusive lançando-o como músico enquanto foi baterista do Scream.

O líder do Foo Fighters cresceu acompanhando a cena musical de Washington, DC, mas foi em Chicago que seus olhos começaram a brilhar com o ritmo pesado. Ao passar o verão de 1982 com sua família em Illinois, Grohl assistiu ao show do Naked Raygun e, quando retornou para Washington, passou a acompanhar de perto a cena Hardcore.

Certa vez, em entrevista à Rolling Stone (via Far Out), Dave revelou de que forma o estilo musical o ajudou a se encontrar na vida artística, já que apesar de ser um baterista, guitarrista e vocalista brilhante, Grohl não sentia que era bom o suficiente para trabalhar com música quando era jovem:

“Tive a sorte de crescer em Washington, DC, e ver alguns dos maiores shows de hardcore-punk de todos os tempos. O hardcore nasceu durante a era [Ronald] Reagan, quando o país estava passando por essa horrível mudança conservadora.

A música inspirou todos nós, crianças, a dizer: ‘Foda-se. Não quero fazer parte do seu sistema.’ Eu achava que meu destino era trabalhar em um depósito de móveis, mas então vi bandas hardcore e percebi: ‘Eu consigo fazer isso! Nem preciso ser bom em tocar meu instrumento!’”

Dave Grohl e as bandas de Hardcore

Na mesma conversa, Dave Grohl compartilhou quais faixas de Harcore tem um significado especial para ele. Logo no início, ele nomeou “Surf Combat” do Naked Raygun:

“A maioria das músicas hardcore dos anos 80 eram sobre Reagan ou nada. Esta é uma das últimas”.

Relembrando uma faixa que o inspirou ao gravar a bateria de “Song For The Dead”, do Queens of the Stone Age, o frontman do Foo Fighters citou “Room 13” do Black Flag, dizendo que tentou fazer em si mesmo uma tatuagem em homenagem ao grupo quando tinha 12 anos, mas no final ficou parecendo que ele levou “um tiro no braço com um pedaço de grafite”.

Entre as músicas selecionadas, Dave Grohl também fez questão de incluir uma música dos pioneiros do Hardcore, Bad Brains, dizendo:

“Sem dúvida, a maior banda hardcore americana de todos os tempos. Quatro homens afro-americanos que influenciaram todos em DC a começar uma banda punk.”

O músico ainda declarou que os Foos não existiriam se não fosse pelo grupo americano Hüsker Dü, que iniciou seus trabalhos como uma banda de Hardcore Punk e mais tarde incluiu elementos do Rock Psicodélico em sua sonoridade.

Confira a seguir a lista completa compartilhada por Dave Grohl!

10 músicas essenciais de Hardcore segundo Dave Grohl

Naked Raygun – “Surf Combat”

Throb Throb

Throb Throb

  • Embrulhado para encolher

Corrosion of Conformity – “Loss for Words”

Animosity [VINYL]

Animosity [VINYL]

NoMeansNo – “It’s Catching Up”

Wrong - Red

Wrong – Red

Void – “Who Are You?”

Black Flag – “Room 13”

Damaged [Disco de Vinil]

Damaged [Disco de Vinil]

  • Bandeira preta – danificada

Squirrel Bait – “Sun God”

D.R.I. – “I Don’t Need Society”

Dealing with It [Disco de Vinil]

Dealing with It [Disco de Vinil]

Rites of Spring – “For Want Of”

End On End [Remastered] [Reissue] [Disco de Vinil]

End On End [Remastered] [Reissue] [Disco de Vinil]

Hüsker Dü – ‘Chartered Trips’

Warehouse: Songs & Stories

Warehouse: Songs & Stories

Bad Brains – “At The Movies”

Rock For Light - Burnt Orange

Rock For Light – Burnt Orange

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

O post 10 músicas essenciais do Hardcore segundo Dave Grohl apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.