Bateria de moto: 5 cuidados para que ela dure mais

Nada mais dessagradável que, em um momento de pressa, na hora de ligar a moto: “tlec, tlec, tlec…”, bateria arriada. E aí é mais tempo perdido esperando alguém com cabos de chupeta ou uma bateria de moto nova. Muitas vezes não há o que fazer já que as baterias se acabam, mas em outras circunstâncias a culpa é do condutor que não foi atento e deixou sua “pilha” se esvair antes da hora.

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De modo geral, a bateria de uma moto dura entre 2 e 4 anos. Porém tudo depende da qualidade do item, cuidados que o proprietário tem com sua moto e também o tipo de uso que ele faz dela.

Cuidados com a bateria da moto para que ela dure mais:

1 – Cuidados com a bateria da moto: Verifique a carga da bateria

bateria de moto (2)

O primeiro passo é verificar as condições da bateria da moto. Pilotos que acabaram de comprar um modelo usado ou seminovo podem levar a moto a uma loja especializada em baterias ou em um eletricista de confiança. Estes locais possuem equipamentos que testam a carga da bateria e mostram se ela está boa ou não.

Quem adquire uma moto zero quilômetro ou acabou de trocar de bateria, neste momento, não tem com o que se preocupar.

2 -Mantenha os cabos e conectores limpos e em boas condições

Assim como toda a motocicleta, a bateria e seus periféricos também devem estar limpos e em boas condições. O condutor deve sempre verificar estas partes e deixar tudo em ordem.

Um grande inimigo desta situação é o chamado zinabre. O zinabre ou azinhavre é uma camada esverdeada que se forma em componentes metálicos oxidados. Ele aparece quando o ácido sulfúrico (líquido presente dentro das baterias) vaza para os pólos e conectores, entrando assim em contato com o oxigênio do ar.

Este defeito na bateria da moto pode ocorrer por três motivos: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.

  • Álcool isopropílico, bicarbonato de sódio e água quente são fortes combatentes a serem utilizados contra o zinabre e deixar a bateria em boas condições.

O excesso de zinabre indica um fim precoce da bateria da moto.

3 – Manutenção dos componentes elétricos e mecânicos da moto

alternador de moto (4)

Para que a bateria da moto cumpra bem sua função é fundamental que os componentes que ela carrega e/ou, por algum motivo, precisam de sua carga para funcionar, estejam em boas condições.

O alternador, que converte a energia mecânica do motor em energia elétrica para carregar a bateria enquanto a motocicleta funciona, é uma das principais peças para manter a bateria saudável. Se ele estiver falhando dificuldades ao ligar a moto, luzes fracas, ruídos estranhos e a descarga precoce da bateria podem acontecer.

4 – Cuidados com a bateria da moto: modo de uso da motocicleta

bateria de moto (3)

Este é o ponto mais complicado, pois cada condutor usa a moto conforme a necessidade e infelizmente algumas situações acabam com a bateria da motocicleta mais cedo.

Condutores que ligam e desligam a moto muitas vezes ao dia, como motoboys, entregadores e mototaxistas tendem a trocar de bateria antes da hora. Tudo isso porque eles exigem mais do item ao ficar acionando ele com mais frequência.

O mesmo vale para quem roda pouco. Deixar a moto parada por longos períodos faz com que a bateria se descarregue, e aí é necessário chamar alguém para dar uma carga. Sem muito estresse, porque isso não acaba de vez com a bateria. Essa descarga é momentânea, mas diminui sim a vida útil do item. Nestes casos o melhor é desconectar os cabos da bateria da moto e preservar a energia.

  • A melhor situação para a durabilidade da bateria da moto é a de rodar longas distâncias, sem ligar e desligar o modelo o tempo todo, ou o deixar parado. Afinal, moto é feita para rodar!

5 – Cuidados com a bateria da moto: Uso inapropriado das luzes e componentes da moto

Por fim, essa vai para os esquecidinhos ou mal informados que têm o hábito de ligar apenas a energia da moto, deixando o motor desligado e mantendo o modelo (por qual for que seja o motivo) de farol e painel acessos. Isso também faz com que a bateria da moto acabe antes do previsto.

Outro fator que pode levar a energia da bateria embora é o uso de componentes elétricos que não sejam originais da moto como luzes e adaptadores para carregamento de smartphones.

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