g1 promove debates com candidatos a prefeito de 6 cidades da Região Metropolitana do RJ


Série começa nesta quinta (22) por São João de Meriti. Niterói, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Caxias e São Gonçalo também terão encontros no g1, com apresentação de Edimilson Ávila. Programas serão sempre às quintas, às 14h30, com transmissão ao vivo no g1 e no Youtube. Edimilson Ávila apresenta os debates da Região Metropolitana do Rio no g1
g1 Rio
Como uma forma de dar oportunidade de o eleitor do Grande Rio avaliar diferentes planos de governo, o g1 promove, a partir desta semana, debates com candidatos às prefeituras das 6 cidades mais populosas da Região Metropolitana do Rio, além da capital – que terá debate realizado pela TV Globo.
A série começa nesta quinta-feira (22), às 14h30, com os concorrentes de São João de Meriti.
ASSISTA aqui no g1 ou no canal do g1 no Youtube.
Também terão encontros os municípios de Niterói, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo, sempre às quintas, às 14h30, com transmissão ao vivo aqui no g1 e no canal do g1 no YouTube.
A mediação será feita pelo jornalista Edimilson Ávila, da TV Globo.
Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 92 municípios do RJ
Calendário
22 de agosto: São João de Meriti
29 de agosto: Niterói
5 de setembro: Belford Roxo
12 de setembro: Nova Iguaçu
19 de setembro: Duque de Caxias
26 de setembro: São Gonçalo
O g1 convidou candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional (deputado federal ou senador), obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
O 1º turno será em 6 de outubro. Todas essas 6 cidades preveem 2º turno, dia 27 de outubro, se ninguém obtiver maioria dos votos.
O debate com os postulantes à prefeitura da capital será o da TV Globo, marcado para a noite de 3 de outubro, com ampla cobertura aqui no g1.
Regras
As regras dos debates foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Globo no Rio de Janeiro.
Em todos os modelos de debate, cada candidato pergunta e responde 1 vez por bloco.
Sorteios momentos antes do debate vão definir as ordens de participação de cada um em cada bloco e o posicionamento no cenário.
As perguntas serão feitas de candidato para candidato.
Nos municípios com 2 ou 3 concorrentes, serão 6 blocos de perguntas, com 3 blocos de tema determinado e 3 blocos com tema livre. No último, haverá tempo para considerações finais.
No caso das cidades com 4 participantes, são 5 blocos de perguntas, com 3 de perguntas determinadas e 2 de tema livre. Após o último bloco, haverá tempo para considerações finais.
Nas cidades com 5 ou mais candidatos, são 4 blocos: 2 com tema livre e dois com perguntas determinadas, mais considerações finais.
Cada candidato terá 30 segundos para fazer sua pergunta. A resposta precisa ser dada em até 1 minuto e 30 segundos. A réplica terá mais 30 segundos e a tréplica outros 30 segundos. As considerações finais serão em 30 segundos.
Eleições no g1
No início do mês, o g1 entrevistou os 9 candidatos à Prefeitura do Rio. Os 3 mais bem colocados foram ouvidos por 1 hora; os demais, por meia hora.
O portal também publicou reportagens automatizadas com as listas de todos os postulantes nos 92 municípios do RJ. O eleitor pode verificar nomes para prefeito e para vereador.
E séries exibidas nos telejornais ganham destaque, como a Gerações, sobre problemas que se estendem há décadas.
Apenas no 1º turno serão realizados mais de 100 debates e 550 entrevistas por todo o país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.