Amazonas registra caso de coqueluche em bebê, informa FVS-RCP


Segundo o órgão, o paciente é uma criança menor de um ano de idade. Informação foi confirmada em alerta epidemiológico divulgado na terça-feira (20). Bebês de até 6 meses de idade são os mais suscetíveis aos casos mais graves da coqueluche
PA via BBC
Um caso de coqueluche foi registrado em Manaus, informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em alerta epidemiológico divulgado na terça-feira (20). Segundo o órgão, o paciente é uma criança menor de um ano de idade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A doença é uma infecção respiratória causada por bactéria e transmissível, caracterizada por crises de tosse seca.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a coqueluche é mais comum na primeira infância e faz um apelo aos pais, de crianças menores de dois anos, para que vacinem os filhos.
“A coqueluche é uma doença grave e contagiosa, mas pode ser prevenida com vacina, que além de proteger contra a doença, também oferece imunidade contra outros vírus”, enfatiza.
Entre as recomendações do alerta, a FVS-RCP destaca a necessidade de que as secretarias municipais de saúde, responsáveis pela cobertura vacinal nos territórios municipais, intensifiquem as ações voltadas ao esquema vacinal primário, que consiste em três doses da vacina Pentavalente (aos 2, 4 e 6 meses de vida), com intervalos de 60 dias (mínimo de 30 dias), seguidas pelos reforços com a vacina DTP.
Os imunizantes devem ser administrados em crianças a partir dos 2 meses de vida até os 7 anos de idade. O alerta inclui também o reforço à notificação e coleta de amostras para PCR em tempo real e cultura em pacientes com suspeita de coqueluche pelos serviços de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.