Ucrânia lança um dos maiores ataques com drones contra Moscou, diz prefeito

A Ucrânia lançou um dos maiores ataques com drones contra Moscou, afirmou o prefeito da cidade, Sergei Sobyanin, de acordo com a agência Reuters. Unidades de defesa aérea russa destruíram pelo menos 10 drones que se dirigiam à capital na noite desta terça-feira (20), pelo horário de Brasília — madrugada de quarta-feira (21) na Rússia.
Alguns dos drones foram destruídos sobre a cidade de Podolsk, informou o prefeito. A cidade, na região de Moscou, fica a cerca de 38 km ao sul do Kremlin.
“Os sistemas de defesa aérea do ministério da Defesa continuam a repelir os ataques de UAVs (veículos aéreos não tripulados) inimigos,” disse Sobyanin no aplicativo de mensagens Telegram às 4h43 da quarta, no horário russo.
“Este é um dos maiores ataques já realizados contra Moscovo com drones. Continuamos monitorando a situação.”
Ele acrescentou que, segundo informações preliminares, não houve feridos nem danos após os ataques. A Ucrânia frequentemente lança um ou dois drones visando Moscou nos últimos meses, sem causar danos substanciais.
Este ataque, no entanto, parece ser maior do que o ataque de maio de 2023, quando pelo menos oito drones foram destruídos sobre a capital em um ataque que o presidente Vladimir Putin descreveu como uma tentativa de Kiev de assustar e provocar a Rússia.
Oficiais russos raramente divulgam o tamanho total dos ataques, relatando apenas os drones destruídos por suas unidades de defesa aérea. Tanto a Ucrânia quanto a Rússia também raramente revelam a extensão total dos danos causados por seus ataques, a menos que haja danos a infraestruturas residenciais ou civis, ou mortes de civis.
O novo ataque contra Moscou foi parte de uma investida mais ampla com drones da Ucrânia contra a Rússia, com o sistema de defesa aérea destruindo também 18 drones na região fronteiriça de Briansk e drones e mísseis em outras regiões, disseram autoridades russas.
Não houve vítimas ou danos relatados após o ataque na região fronteiriça de Briansk, escreveu Alexander Bogomaz, governador da região, no Telegram.
A agência estatal de notícias russa (RIA) também relatou que dois drones foram destruídos na região de Tula, que faz fronteira com a região de Moscou ao norte.
Vasily Golubev, governador da região de Rostov, no sudoeste da Rússia, disse que as forças de defesa aérea destruíram um míssil lançado pela Ucrânia sobre a região, sem feridos relatados.
A Reuters informou que não conseguiu verificar independentemente os relatos sobre os ataques até a última atualização desta reportagem. Também não houve comentário sobre o ataque por parte da Ucrânia.
Nos últimos meses, Kiev intensificou seus ataques aéreos contra o território russo, afirmando que seu objetivo é destruir infraestruturas essenciais para os esforços de guerra de Moscou. Também afirma que seus ataques são uma resposta aos contínuos ataques da Rússia no território ucraniano.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.