Ministério Público aprova oito candidaturas ao cargo de Procurador-Geral de Justiça no AM


Eleição, destinada à formação da lista tríplice para escolha do novo PGJ, será realizada no dia 2 de setembro, das 8h às 16h, de forma virtual. Sede do Ministério Público do Estado do Amazonas em Manaus
Divulgação /MPE-AM
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) homologou oito candidaturas para o cargo de Procurador-Geral de Justiça (PGJ). A eleição ocorrerá no dia 2 de setembro, em todo o estado, de 8h às 16h, em formato virtual.
Na ocasião, serão escolhidos três nomes que vão formar a lista tríplice e que, posteriormente, será encaminhada ao governador Wilson Lima a quem cabe escolher o novo chefe do MP estadual.
Segundo o MP, estão aptos a concorrer ao cargo os seguintes nomes:
Alessandro Samartin de Gouveia;
Carlos Fábio Braga Monteiro;
Cley Barbosa Martins;
Igor Starling Peixoto;
Leda Mara Nascimento Albuquerque;
Lílian Maria Pires Stone;
Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima; e
Sheyla Andrade dos Santos.
Ainda de acordo com o órgão, a candidatura do promotor de justiça Edinaldo Aquino Medeiros não foi homologada, mas o caso deverá ser analisado pelo Colégio de Procuradores de Justiça do estado, marcada para quarta-feira (21).
Ainda sobre a votação, segundo o MP, ato é facultativo, direto, secreto e plurinominal para os membros (promotores e procuradores), permitindo a indicação de até três candidatos. Todos os integrantes de carreira do MPAM em efetivo exercício da função estão aptos a votar.
A promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque é uma das favoritas para retornar ao cargo. Isso porque, em fevereiro deste ano, em uma eleição para representar o MPAM na disputa por uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a promotora foi a mais votada entre os promotores, vencendo, inclusive, o atual PGJ, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Alberto, por sua vez, não poderá ser candidato, já que está no cargo há dois mandatos. Todavia, dois promotores da atual administração, Igor Starling Peixoto, do Gaeco, e Lílian Maria Pires Stone, subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, estão na disputa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.