Candidato Josué Alves Macedo promete fazer ‘devassa’ nas finanças da Prefeitura de Presidente Prudente


Representante do PSOL participou de sabatina realizada pelo Portal g1 Presidente Prudente e Região e pela rádio CBN Prudente nesta terça-feira (20). O candidato a prefeito de Presidente Prudente (SP) Josué Alves Macedo (PSOL) falou, em entrevista exclusiva nesta terça-feira (20), sobre a revisão que pretende fazer em todos os contratos firmados pela Prefeitura. A sabatina faz parte de uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito da maior cidade do Oeste Paulista, realizadas pelo Portal g1 Presidente Prudente e Região e pela rádio CBN Prudente.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O candidato explicou que o levantamento vai abranger os contratos relacionados a transporte público, Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), radares, lixo e Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco).
“No dia 2 de janeiro [de 2025], nós vamos fazer um decreto devassa. Vou convocar a CGU [Controladoria Geral da União], o MPF [Ministério Público Federal], o MPE [Ministério Público Estadual], a Polícia Federal, a Polícia Civil para que me forneçam em 60 dias um amplo levantamento sobre todas as finanças municipais”, disse Macedo.
Já sobre as secretarias, o candidato afirmou que extinguirá duas: Turismo e Agricultura, que retornarão a ser departamentos. Além disso, pretende anexar outras.
“O nosso pensamento é de que o secretariado seja o mais qualificado possível e seja dentro da área. Nós vamos exigir que o secretariado tenha, primeiramente, compromisso com esse plano. Ele não precisa ser, necessariamente, filiado nosso. Eu quero me cercar de pessoas notáveis da sociedade”, reforçou Macedo.
Entrevista com o candidato a prefeito de Presidente Prudente (SP) Josué Alves Macedo (PSOL)
Leonardo Bosisio/g1
VEJA TAMBÉM:
Sorteio define calendário de entrevistas com candidatos a prefeito e vice de Presidente Prudente nas Eleições 2024
O candidato também falou sobre uma possível revisão salarial, com aumento, para os secretários e servidores municipais e ainda “municipalizar” o transporte coletivo, ou seja, a Prefeitura irá administrar os ônibus e suas manutenções.
Já sobre o transporte de resíduos sólidos de Presidente Prudente, Macedo informou que é viável a criação de um aterro sanitário municipal.
“Eu acho que Presidente Prudente tem que fazer um estudo com bastante critério, com bastante tranquilidade, para se encontrar um espaço onde se implante um aterro. O aterro sanitário municipal pode, sim, ser viável e uma necessidade”, explicou o candidato.
Macedo garantiu a criação de 2 mil vagas em creches nos próximos quatro anos e também falou sobre a segurança pública e atribuiu ao governo do Estado de São Paulo o papel de atuar nas regiões mais críticas de Presidente Prudente contra a criminalidade.
“Eu sou contra criar guarda municipal. Nós não temos estrutura hoje e eu não pretendo. Eu reafirmo: a Polícia Militar tem que agir de forma responsável, tranquila, dentro do estado democrático”, finalizou o candidato.
Entrevista com o candidato a prefeito de Presidente Prudente (SP) Josué Alves Macedo (PSOL)
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.