A320 com o nariz do Eurofighter decola pela primeira vez

Engenheiros da Airbus estão utilizando uma aeronave A320 modificada para testar e aprimorar um novo radar para os caças Eurofighter

O que está voando lá em cima? Objetos voadores incomuns sempre causaram alvoroço. E provavelmente esse também foi o caso em Braunschweig, na Alemanha, em 21 de janeiro de 2025. Foi então que observadores atentos puderam ver um avião muito especial em ação pela primeira vez sobre o aeródromo do Centro Aeroespacial Alemão (DLR): o A320 ATRA modificado do DLR, que acabou de completar seu primeiro voo. A sigla ATRA significa “Advanced Technology Research Aircraft” (Aeronave de Pesquisa em Tecnologia Avançada).

O que torna essa aeronave de pesquisa tão extraordinária é o seu “nariz”, que não é o mesmo que se vê em um A320 comercial comum da Airbus. O A320 ATRA está equipado com o nariz de um caça Eurofighter que os engenheiros da Airbus, em Manching, desenvolveram e montaram especificamente para a aeronave de teste.

Avião “bancada de testes” para o novo radar do Eurofighter

Mas por que o A320 ATRA precisa de um novo nariz, afinal, e por que um nariz de caça? “Estamos operando a aeronave em estreita colaboração com o DLR e as Forças Armadas Alemãs para testar um novo radar para o Eurofighter e aprimorá-lo,” explica Thomas Hirsch, gerente de projeto do radar E-Scan da Airbus. E, para isso, a aeronave de teste precisa ter uma seção frontal correspondente para abrigar o chamado radar AESA-MK1 (Active Electronically Scanned Array).

Para garantir que o A320 ATRA possa acomodar seu novo nariz sem problemas e voar com segurança, engenheiros e mecânicos da Airbus Defence and Space e da Commercial Aircraft projetaram uma seção frontal completamente nova e reforçaram a estrutura do A320. Todas as modificações foram realizadas de acordo com os procedimentos adequados do titular da certificação de tipo, a Airbus Commercial Aircraft, em Toulouse. Além de integrar o novo nariz, as equipes, em uma próxima etapa, também instalarão equipamentos de teste extensivos na cabine do A320 ATRA, incluindo um simulador de aviônicos do Eurofighter personalizado e infraestrutura de refrigeração e energia de apoio.

Mais tempo de teste em condições reais

Agora que o primeiro voo foi concluído com sucesso, os testes podem começar ainda este ano. Mas por que o novo radar não está sendo testado diretamente em um Eurofighter? “O A320 ATRA tem um processo de liberação significativamente mais curto e pode permanecer no ar por mais tempo do que um Eurofighter,” diz Hirsch, gerente do projeto do radar E-Scan. Isso significa que o “tempo de teste” em um ambiente real, ou seja, no ar, ocorre de forma consideravelmente mais precoce, mais rápida e com maior duração em um A320. Esses aspectos aceleram significativamente o processo de desenvolvimento do radar.

Após a conclusão do desenvolvimento, o radar AESA-MK1 será integrado e utilizado na mais nova geração dos Eurofighters espanhóis “Halcón I” e alemães “Quadriga” – tornando o caça ainda melhor do que já é. O radar aprimorará as capacidades do Eurofighter em operações ar-ar e ar-solo, além de equipá-lo com funções de guerra eletrônica.

FONTE: Airbus

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