Calendário 2025: veja como empreendedor pode faturar nas datas comemorativas

Calendário 2025: veja como empreendedor pode faturar nas datas comemorativas

Para o empreendedor qualquer oportunidade de conseguir faturar mais deve ser bem aproveitada. Para isso, observar qual o calendário de 2025 é o primeiro passo para fazer um planejamento junto com a sua equipe de marketing. 

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Calendário 2025: veja como empreendedor pode faturar nas datas comemorativas
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

De fato existem datas que proporcionam mais chances do empreendedor conseguir vender mais no comércio. Por exemplo, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday e Natal. Mas há outras datas comemorativas que podem ser usadas para aumentar o faturamento. 

“A partir de uma seleção das datas que afetam o seu tipo de negócio, você deve prever a demanda, fazer as compras certas e comunicar com antecedência as ofertas”, explica o gerente de soluções do Sebrae, Eduardo Corado, ao g1. 

Essas são oportunidades para conseguir aumentar o seu negócio, expandido o seu público, por exemplo. E ainda, ajuda a fidelizar os clientes que já tem, porque aumenta a sua relação com aquela pessoa que já compra no seu empreendimento e agora tem mais um motivo para isso. 

Para conseguir colocar esse plano em prática é muito importante ser criativo, caso contrário as datas comemorativas passam e o empreendedor perde a oportunidade de ter criado algo que aumentasse os seus ganhos. Porque acaba sendo só mais uma data no calendário 2025. 

“Se o seu negócio tem como objetivo aumentar o faturamento no ano, não tem como deixar algumas dessas oportunidades passarem despercebidas”, destaca Iago Araújo ao g1, líder de marca do banco Cora. 

Datas comemorativas do calendário de 2025 para o empreendedor 

Essas são as datas comemorativas deste ano, e que podem ser usadas para campanhas publicitárias, promoções, lançamento de novos produtos, personalização dos produtos que já tem por meio de kits, e outros tipos de estratégias de venda. 

Janeiro

  • 7 – Dia do Leitor
  • 19 – Dia Nacional dos profissionais da beleza (cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador)
  • 26 – Dia da Gula
  • 30 – Dia da Saudade

Fevereiro

  • 14 – Valentine’s Day (Dia Mundial do Amor)
  • 17 – Dia Mundial do Gato

Março

  • 4 – Terça-feira de Carnaval
  • 8 – Dia Internacional da Mulher
  • 15 – Dia do Consumidor
  • 20 – Dia Internacional da Felicidade

Abril

  • 5 – Dia do Filho
  • 13 – Dia do Beijo
  • 20 – Páscoa

Maio

  • 12 – Dia das Mães
  • 24 – Dia Mundial do Hambúrguer
  • 25 – Dia do Orgulho Nerd

Junho

  • 7 – Dia Nacional do Vinho
  • 12 – Dia dos Namorados
  • 24 – Dia de São João
  • 28 – Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

Julho

  • 5 – Dia do Biquini
  • 7 – Dia Internacional do Chocolate
  • 10 – Dia da Pizza
  • 13 – Dia Mundial do Rock
  • 16 – Dia do Comerciante
  • 20 – Dia do Amigo
  • 24 – Dia Internacional do Autocuidado
  • 26 – Dia dos Avós
  • 31 – Dia do Orgasmo

Agosto

  • 7 – Dia Internacional da Cerveja
  • 11 – Dia dos Pais
  • 18 – Dia da Informática
  • 21 – Dia Internacional da Moda

Setembro

  • 1 a 7 – Semana do Brasil (Black Friday Brasileira)
  • 6 – Dia do Sexo
  • 15 – Dia do Cliente
  • 23 – Dia do Sorvete

Outubro

  • 4 – Dia dos Animais
  • 5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
  • 12 – Dia das Crianças
  • 15 – Dia do Professor
  • 15 – Dia do Consumo Consciente
  • 16 – Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação
  • 29 – Dia do Livro
  • 31 – Dia do Saci/Halloween

Novembro

  • 1 – Dia do Veganismo
  • 19 – Dia do Empreendedorismo Feminino
  • 20 – Dia Nacional da Consciência Negra
  • 28 – Black Friday

Dezembro

  • 1 – Cyber Monday
  • 25 – Natal
  • 31 – Ano Novo

Cinco estratégias para aumentar as vendas online em 2025

A Magis5, um hub de integração e automação para marketplaces, deu dicas para o empreendedor alcançar o objetivo de vender mais no e-commerce. 

Lei da Atração 

  • Uma página de vendas atrativa e bem projetada conecta o consumidor ao momento da compra;
  • Todos os elementos da página, incluindo textos, imagens e chamadas para ação, devem ser pensados para levar o usuário diretamente à etapa final da jornada: a compra.

O consumidor não está atrás apenas de um produto, mas sim de um benefício. Entenda qual atributo do item é mais chamativo e como isso pode melhorar a vida do consumidor. Use isso para chamar a atenção e convencê-lo de que ele precisa comprar aquele produto”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5.

Personalização

  • Personalizar produtos deixou de ser mero modismo e passou a ser uma tendência forte e importante para “fisgar” e fidelizar os consumidores;
  • Além disso, a personalização não só satisfaz o consumidor, mas também incrementa a imagem da marca, diferenciando-a do “lugar comum” e da oferta do “mais do mesmo” – algo cada vez menos desejado pelo comprador;
  • Quem não gostaria de ter um produto exclusivo com o qual se identifique imediatamente?.

Por meio dessas personalizações, é possível aumentar o poder de tomada de decisão dos negócios, melhorar o conhecimento sobre os clientes e gerar mais insights para o dia a dia“, ressalta Claudio Dias.

Otimização de Logística

  • Tanto a espera do consumidor quanto a pressão da entrega têm gerado muita ansiedade em ambas as partes. Por isso, é muito importante que a empresa garanta o prazo acordado, baseado em um tempo realista, dentro da capacidade produtiva, disponibilidade de estoque e na logística de transporte.

Automação

  • Manter-se competitivo significa aproveitar a tecnologia para agilizar suas operações e impulsionar o crescimento do seu negócio;
  • A automação permite que o lojista se concentre nas decisões estratégicas, em vez de ficar preso às tarefas cotidianas;
  • Por exemplo, um dos aspectos mais críticos da administração de uma loja é manter níveis de estoque precisos. Nesse sentido, um software de automação pode ajudar a gerenciar seu estoque, atualizando as quantidades de produtos em todas as plataformas em tempo real, reduzindo o risco de vendas excessivas ou rupturas de estoque;
  • Uma plataforma de automação é projetada para automatizar ao máximo as atividades operacionais, beneficiando tanto o gestor quanto sua equipe.

Integração

  • Diferente da automação, uma ferramenta de gestão integrada unifica o controle dos processos e indicadores da empresa. Ou seja, os empreendedores que precisam monitorar, otimizar os processos, acompanhar resultados e elaborar estratégias precisas para decisões mais assertivas encontram na gestão integrada a parceira ideal.

É salutar para um lojista investir em soluções que ao mesmo tempo ofereçam integração e automação, pois ambos levam à eficiência operacional, escalabilidade, restando tempo para focar em estratégias de crescimento e inovação“, reforça Dias.

 

 
 
 
Lila CunhaLila Cunha

Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]

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