Jato da American Airlines e helicóptero do Exército dos EUA colidem no ar em Washington

Na noite de quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, um jato regional CRJ700 da American Airlines colidiu no ar com um helicóptero militar UH-60 Black Hawk nas proximidades do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, D.C.

O voo 5342, operado pela PSA Airlines, havia partido de Wichita, Kansas, transportando 60 passageiros e quatro tripulantes. O helicóptero, pertencente ao Exército dos Estados Unidos, estava baseado em Fort Belvoir, Virgínia, e levava três soldados a bordo.

A colisão ocorreu por volta das 21h, enquanto o jato se aproximava da pista 33 do aeroporto. Imagens de uma webcam próxima capturaram o momento do impacto, seguido por uma explosão luminosa. Equipes de emergência, totalizando cerca de 300 socorristas, foram rapidamente mobilizadas para a área do rio Potomac, enfrentando condições adversas, como águas escuras, ventos fortes e presença de gelo, na busca por sobreviventes.

O Aeroporto Nacional Ronald Reagan permanece fechado até novo aviso, e as autoridades, incluindo a Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), iniciaram investigações para determinar as causas do acidente. O presidente Donald Trump expressou condolências às vítimas e agradeceu aos primeiros socorristas pelo trabalho realizado.

Colisão ocorreu a cerca de 300 pés acima do nível do mar

A colisão entre o jato da American Airlines e o helicóptero UH-60 Black Hawk aconteceu a uma altitude de aproximadamente 300 pés (91 metros). Essa estimativa foi baseada nos dados do ADS-B do jato, uma tecnologia de rastreamento de última geração utilizada na aviação para determinar a longitude, latitude e altitude das aeronaves.

No entanto, o helicóptero não estava transmitindo dados via ADS-B, pois utilizava um sistema mais antigo, baseado no transponder ModeS. Esse sistema depende da triangulação de sinais por múltiplos receptores para calcular com precisão a posição da aeronave. Quanto mais baixo o voo, mais difícil se torna o rastreamento preciso.

Embora o helicóptero estivesse transmitindo dados no momento da colisão, a Flightradar24, empresa especializada em rastreamento de voos, informou que ele estava voando baixo demais para calcular sua posição exata. Ainda não está claro se a aeronave militar estava equipada com um transmissor ADS-B.

Áudio do Controle de Tráfego Aéreo revela momentos antes, durante e após a Colisão

O áudio do controle de tráfego aéreo, obtido pela CNN por meio do LiveATC.net, capturou a comunicação entre os operadores de tráfego e o helicóptero UH-60 Black Hawk, momentos antes da colisão com o voo comercial da PSA Airlines.

Em um dos trechos, um controlador de tráfego aéreo pergunta ao piloto do helicóptero: “PAT 2-5, você tem o CRJ à vista?”. Em seguida, o controlador instrui: “PAT 2-5, passe atrás do CRJ.” Pouco antes do impacto, o piloto do helicóptero responde: “PAT 2-5 tem a aeronave à vista, solicitamos separação visual.”

Menos de 13 segundos depois, o áudio registra sons de espanto na torre de controle, incluindo um alto “oooh”, indicando a reação dos operadores no momento da colisão. Logo após, a torre alerta outro piloto sobre o ocorrido: “Não sei se você percebeu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação da pista 33. Vamos interromper as operações por tempo indeterminado. Recomendo que retornem ao portão e coordenem com a companhia.”

Outro piloto, que testemunhou o acidente, relatou ao controle de tráfego aéreo: “Sim, estávamos na aproximação final curta e vimos clarões do outro lado do Potomac.” Pouco depois, um controlador de aproximação confirmou: “Aparentemente, ambas as aeronaves estão no rio. As operações de busca e resgate estão em andamento.”

Com o fechamento do Aeroporto Nacional Ronald Reagan (DCA), várias aeronaves tiveram que desviar para outros aeroportos, enquanto as autoridades iniciavam as investigações e as operações de resgate no local do acidente.



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