Servidores do IBGE acusam direção de fazer propaganda do governo de Pernambuco

Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) denunciam que a direção do órgão aprovou a inclusão de um texto com teor político favorável ao governo de Pernambuco em uma de suas publicações oficiais. A denúncia tornou-se pública nesta semana.

De acordo com a Folha de S.Paulo, uma carta que circula internamente destaca trechos da publicação. O material também faz críticas ao presidente do instituto, Marcio Pochmann.

A polêmica envolve o prefácio do periódico Brasil em Números 2024, lançado pelo IBGE nesta terça-feira, 28. O episódio amplia a crise entre servidores e a gestão Pochmann, que enfrenta resistência.

O texto é assinado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Ao escrever sobre a relevância das estatísticas do IBGE, ela faz conexões com políticas públicas da sua gestão no Estado.

Leia mais: “Por ‘gestão temerária’, oposição quer o afastamento do presidente do IBGE”

“O Brasil em Números do ano passado revelou, por exemplo, que o Nordeste é a segunda região com o maior déficit habitacional do país e lidera o número de casas sem abastecimento de água”, destaca um dos trechos. “O governo do Estado de Pernambuco tem resolvido esse déficit com as ações do Programa Morar Bem, a maior política habitacional da história do Estado.”

O que diz a carta dos servidores do IBGE

Quem assina a carta são os técnicos Ana Raquel Gomes da Silva, da gerência de sistematização de conteúdos informacionais, e Leonardo Ferreira Martins, da gerência de editoração. Eles condenam a inclusão do prefácio e afirmam que a decisão contraria boas práticas institucionais.

Leia também: “Sindicato convoca ato contra ‘IBGE paralelo’ de Pochmann”

O documento alega que a inserção do prefácio “não tem qualquer preocupação com a possibilidade de caracterizar propaganda política”. Também classifica a situação como “absolutamente inédita no IBGE”.

“Conteúdos de tal natureza, característicos de campanhas eleitorais, não se coadunam com a neutralidade técnica que deve nortear a produção editorial do IBGE”, afirmam os servidores na carta. “Sobretudo em uma publicação com abrangência geográfica nacional.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Até o momento, o governo de Pernambuco e a direção do IBGE não se manifestaram a respeito da denúncia.

O post Servidores do IBGE acusam direção de fazer propaganda do governo de Pernambuco apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.