Victor Marinho pretende igualar salários de políticos aos de professores


Entrevista faz parte de uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de Salvador e conta com a presença de jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia. Eleições 2024: Victor Marinho fala sobre mudança em salários de prefeitos e vereadores
O candidato à prefeitura de Salvador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Victor Marinho, foi entrevistado, na manhã desta segunda-feira (19), na sabatina da Central de Eleições da Rede Bahia. Ele destacou que, caso seja eleito, sua equipe vai receber um salário igual ao de um professor e vai criar um órgão vinculado a prefeitura para gerir as imagens das câmeras corporais da Guarda Municipal.
NOTÍCIAS: conheça página especial Eleições na Bahia
Victor Marinho foi o sexto convidado nesta rodada de entrevistas da Central de Eleições com os candidatos à prefeitura de Salvador. A ordem de participação foi estabelecida através de sorteio. As sabatinas vão ocorrer entre 12 e 20 de agosto, das 9h30 às 11h, com transmissão, ao vivo, no g1 Bahia e no iBahia, além das plataformas digitais da Bahia FM. Os candidatos vão responder perguntas feitas pelos jornalistas Fernando Sodake (TV Bahia), Jade Coelho (g1 Bahia), Iamany Oliveira (iBahia) e Emmerson José (Bahia FM).
Victor Marinho, candidato à prefeitura de Salvador
Reprodução
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
O candidato é contra os valores dos salários dos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários. Para ele, toda a equipe deveria ganhar o mesmo que é pago aos professores da rede municipal e, por isso, pretende submeter um Projeto de Lei na Câmara Municipal. Segundo Victor Marinho, a proposta seria bem vista pela opinião pública, que pressionaria os vereadores a votarem a favor da redução dos próprios salários. Enquanto isso, para dar o exemplo para a população, o candidato afirmou que parte do salário da sua equipe será doado para movimentos sociais.
“Vamos dar o exemplo com prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores caso eleitos. Todos vão receber igual a uma professora. O que exceder do salário, será doado para as organizações dos movimentos operários, sociais, para a luta dos trabalhadores e para o cumprimento das politicas sociais que vamos implementar”, afirmou.
Eleições 2024: Victor Marinho defende uso de câmera na farda da Guarda Civil Municipal
ANÁLISE: entenda o atual cenário político na disputa eleitoral em Salvador
No campo da segurança, Victor marinho defende o uso de câmeras corporais pelos guardas municipais. Apesar disso, ele discorda da forma que as imagens são geridas. Uma das propostas do candidato é criar um órgão vinculado a uma secretaria municipal para gerir as imagens captadas pelas tecnologias. Com isso, ele acredita que a prefeitura conseguiria garantir a confiabilidade e armazenamento das imagens.
“O controle dessas imagens não pode ficar na própria cooperação, porque a gente sabe que as imagens podem ser editadas, excluídas. ´preciso que haja o controle civil dessas imagens, inclusive para garantir a lei de acesso a informação”, afirmou.
O candidato ainda afirmou que pretende mudar a forma de atuação da Guarda Municipal que, segundo ele, tem sido militarizada, simulando o papel da Polícia Militar. Em sem plano de governo, ele defende que a corporação seja coordenada e controlada pelas comunidades, através de comitês nos bairros. Dessa forma, ele pretende que a guarda tenha um papel de preventivo, com ações como a defesa dos equipamentos públicos, já previsto em lei, e a luta contra o feminicídio, que atualmente não faz parte do trabalho dos guardas municipais.
Eleições 2024: Victor Marinho fala sobre projetos para a área da saúde em Salvador
PERFIS: saiba quem são os candidatos à prefeitura em Salvador
Entrevista com Victor Marinho
Reprodução/TV Bahia
Pinga fogo:
Ao final da entrevista, o candidato foi questionado pelos jornalistas se é contra ou a favor de questões sensíveis e que estão em debate na sociedade. Confira as respostas:
Redução da maioridade penal pra 16 anos: contra
Uso de câmeras no fardamento da Polícia Militar: a favor
Foro privilegiado para políticos: contra
Concessão ou privatização de empresas públicas: contra
Militares em cargos executivos: contra
Cotas nas universidades públicas: a favor
Legalização da maconha: a favor
Prisão da mulher em caso de aborto: contra
Adoção de crianças por casais homoafetivos: a favor
Em atualização
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos das eleições 2024 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.