Os 5 filmes favoritos de Robert Eggers, diretor de “Nosferatu”

Os 5 filmes favoritos de Robert Eggers, diretor de “Nosferatu”
Reprodução/YouTube

Robert Eggers se tornou um dos grandes nomes da indústria cinematográfica após dirigir e escrever os sucessos A Bruxa (2015) e O Farol (2019) e, no final de 2024, voltou a se destacar após assinar a nova versão do clássico Nosferatu.

As obras do cineasta chamam atenção por sua abordagem sombria, que consegue ser genial e perturbadora ao mesmo tempo. Eggers cria ambientes imersivos em suas produções e explora a psique humana de uma forma complexa, tornando seus filmes verdadeiras experiências.

Sua linha de produção tão criativa faz com que muitos tenham curiosidade sobre seu gosto pessoal cinematográfico. Enquanto divulgava Nosferatu em uma entrevista ao Letterboxd, Robert Eggers revelou 5 filmes que estão em sua lista de favoritos e pode ter surpreendido alguns admirados com suas escolhas.

Confira a seguir a lista com os 5 filmes favoritos do cineasta Robert Eggers!

Os 5 filmes favoritos de Robert Eggers

O Piano (1993)

A primeira escolha de Robert Eggers foi O Piano, dirigido por Jane Campion. A obra acompanha uma mulher escocesa muda que começa a morar em outra cidade para um casamento arranjado e que leva consigo apenas um piano, mas se envolve em um caso de amor complicado.

A obra que rendeu a Campion uma Palma de Ouro apresenta um enredo complexo de desejo e criatividade abordando temas como controle patriarcal e resiliência. Eggers, assim como Campion, compartilha histórias por meio da lentidão e do suspense.

O Homem Elefante (1980)

A próxima escolha foi O Homem Elefante, do genial David Lynch, que nos deixou no último dia 16 de janeiro. O filme acompanha a história de um homem que é forçado a se juntar ao circo por conta de uma deformidade física.

Seu enredo apresenta reflexões sobre a falta de empatia e a necessidade de gentileza, mostrando personagens secundários que são duros e cruéis com alguém que não se encaixa em suas expectativas sobre como as pessoas devem parecer.

Esqueceram de Mim (1990)

A lista de Eggers também contou com o clássico Esqueceram de Mim, estrelado por Macaulay Culkin e dirigido por Chris Columbus. No filme, uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa.

O garoto que tem apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e ainda precisa defender sua casa de dois ladrões.

Mary Poppins (1964)

Outro clássico que também fez sucesso mundial e foi mencionado por Robert foi o musical Mary Poppins, dirigido por Robert Stevenson.

No filme que se passa na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos compartilha um anúncio no jornal em busca de uma governanta e assim surge, trazida pelo vento em um guarda-chuva voador, uma babá dona de poderes mágicos que chega para transformar a triste rotina da família.

Andrei Rublev (1966)

Por último, mas não menos importante, Robert Eggers incluiu em sua lista de favoritos o filme Andrei Rublev, dirigido pelo renomado diretor Andrei Tarkovsky. A obra conta a história sobre a vida de um pintor de grandes nomes religiosos enquanto ele se dedica à arte em meio à uma série de crises pessoais. O filme ficou conhecido como uma das principais obras de Tarkovsky.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

O post Os 5 filmes favoritos de Robert Eggers, diretor de “Nosferatu” apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.