Polícia prende três suspeitos por receptação de cabos e material de telefonia em Vila Velha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha e do 7º Distrito Policial de Vila Velha, deflagrou, nessa sexta-feira (24), a 4ª fase da Operação “Fragmentum”, com o objetivo de combater os furtos e receptação de cabos e equipamentos de telefonia. Durante a ação, três homens, de 49, 39 e 40 anos, foram detidos em flagrante. Além disso, materiais furtados, como cabos e fiação, foram apreendidos, e um estabelecimento de reciclagem, localizado no bairro Cristóvão Colombo, foi fiscalizado.

Durante a abordagem a um local de reciclagem suspeito de receptação de cabos e material de telefonia, situado no bairro Cristóvão Colombo, foram encontrados materiais provenientes de furtos, como fiação, placas de identificação e passadores de fios.

“O proprietário do estabelecimento, um homem de 49 anos, afirmou que parte do material foi adquirido com autorização de um representante da empresa de telefonia. Porém, não soube identificar quem, caindo em contradição em suas declarações”, destacou o titular do 7º Distrito Policial de Vila Velha, delegado Carlos Vitor de Almeida.

Durante o registro do boletim de ocorrência, a equipe policial foi informada sobre a presença de dois suspeitos, que teriam vendido o material furtado ao homem de 49 anos, nas proximidades da Delegacia Regional. “Diante da informação, deslocamos ao local e flagramos os suspeitos, de 39 e 40 anos, com mais materiais furtados, incluindo dois rolos de madeira ainda com fiação enrolada, o que chamou a atenção da equipe”, explicou o delegado.

Polícia prende três suspeitos por receptação de cabos e material de telefonia em Vila Velha

Autuado por receptação qualificada

O homem de 49 anos foi autuado em flagrante por receptação qualificada, por adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabia ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquirisse, recebesse ou ocultasse. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Já o suspeito de 39 anos assinou um Termo Circunstanciado (TC) por receptação culposa e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo. O suspeito de 40 anos foi ouvido e liberado, uma vez que a autoridade policial não identificou elementos suficientes para realizar a prisão em flagrante naquele momento.

Após o encerramento da ocorrência, a equipe policial retornou às atividades da Operação Verão 2025, realizando patrulhamento em diversos bairros do município de Vila Velha.

Outras fases:

1ª Fase: Realizada em 4 de dezembro de 2024, resultou na apreensão de cerca de 10 quilos de fiação, um poste de ferro utilizado para telecomunicação, e na prisão de 02 suspeitos em flagrante por receptação qualificada.

2ª Fase: Executada em 10 de dezembro de 2024, resultou na apreensão de 02 quilos de fios de cobre queimados, 120 metros de capas de cabos metálicos, 60 metros de cabos de fibra ótica, e na prisão de 02 homens por receptação qualificada.

3ª Fase: Deflagrada em 17 de janeiro, a operação fiscalizou um local de reciclagem no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, onde foram identificadas irregularidades administrativas, mas nenhum material ilícito foi encontrado.

Operação ‘Fragmentum’

O termo Fragmentum vem do latim e significa “fragmento” ou “pedaço”. Ele reflete simbolicamente a natureza dos crimes combatidos na operação, que envolvem a destruição e fragmentação de cabos e equipamentos furtados. Além disso, o nome destaca o objetivo da operação de reverter os danos causados à infraestrutura urbana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.